Outubro 30, 2019

Tipos de tonalidades de mesa para cada tipo de ambiente

Quantas vezes já mencionamos aqui como objetos e móveis de madeira são versáteis e tem uma vida útil bem longa, já perdemos a conta. Hoje o assunto continua sendo madeira, mas iremos falar dos tipos de madeiras que podemos encontra no mercado.

Quem nunca ouviu falar em Mogno, Imbuia, Peroba e Cedro? São muitos os tipos de madeira utilizados para fazer móveis, objetos de decoração e também na fundação das casas e pisos. Cada um desses tipos que mencionamos tem uma característica diferente. Alguns são mais resistentes, outros mais maleáveis e mais indicados para esculturas e objetos decorados. No entanto, a diferença mais marcante de cada um dos tipos de madeira é a cor e a textura.

Alguns tipos de madeira são reconhecidos facilmente pelo tom de cor mais marcante, um bom exemplo é o tom avermelhado que só é encontrado em peças feitas com o mogno e o tom clarinho e rajado.

Mesa Pequiá com tonalidade de Cerejeira

Por isso, ao optar por utilizar a madeira na decoração da sua casa, você vai precisar também optar por qual tipo de madeira vai querer usar, ficar atento qual das tonalidades disponíveis vai combinar mais com seu projeto de decoração.

Foi para te ajudar a escolher e combinar os objetos de madeira que decidimos escrever esse post. Vamos começar com dicas básicas, que irão funcionar como um guia para você escolher sem medo de errar qual madeira quer utilizar.

Tons de madeira - Quais são os principais tons de madeira?

Vamos começar pelo básico do básico, os nomes. Dessa forma você já fica mais familiarizado e não vai se perder quando alguém mencionar que uma peça é feita em Mogno ou Cedro.

Pequiá Natural

 A cor da madeira vai variar de acordo com a espécie de árvore utilizada. Algumas espécies geram variações incríveis de cor e textura em seus troncos, afinal, estamos falando da natureza viva e não de uma matéria prima sintética.

Um caso bastante conhecido entre os decoradores é a Imbuia, nenhuma peça desse tipo de madeira é igual ao outro.

De uma forma mais generalizada, os tons de cor das madeiras são classificados em: claros, médios, avermelhados e escuros.

Imbuia Natural

As madeiras de cores mais claras costumam ser provenientes de árvores como o pinus, o eucalipto, a cerejeira, o pinho ou a itaúba.

Já os troncos que apresentam uma coloração de média para escuro são os troncos de espécies como o ipê, o cedro, a imbuiá e o carvalho americano.

Pequiá Escurecido

Para quem busca móveis ou peças de madeira que tenham um tom mais avermelhado e mais quente deve apostar em roncos de árvores como o mogno, o famoso jacarandá, a peroba ou o angelim. 

A madeira na decoração de um ambiente

Não é de hoje que a madeira vem sendo utilizada na decoração de um espaço e até mesmo como fundamento de uma construção.

A variedade enorme de tipos de madeiras pode compor um ambiente decorado em qualquer estilo, conferindo elegância e durabilidade das peças escolhidas.

Um toque de luxo e requinte com objetos de madeira

Já parou para pensar se seu ambiente teria o mesmo ar aconchegante se tivesse optado por um material diferente da madeira?

Não dá para negar que a madeira agrega um toque luxuoso e deixa seu ambiente mais sofisticado.

A madeira é um material sem restrições de uso, utilizada não só por decoradores e arquitetos, mas também por artistas, por sua versatilidade e durabilidade.

E agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de madeiras e suas variações, você pode escolher com tranquilidade qual deles vai combinar melhor com seu projeto de decoração e deixar seu ambiente impecável.


Mesa Rustica