Maio 15, 2019

Sustentabilidade x Decoração

Decoração e sustentabilidade

Os projetos de decoração de uma casa ou de ambiente de trabalho muda de acordo com a tendência da época. Novas tendências tendem a incorporar novos elementos e materiais diversificados em um projeto decorativo. A tendência moderna é, cada vez mais, aliar sustentabilidade ao conforte de um projeto novo. A sustentabilidade vem sendo discutida em vários setores da vida cotidiana e não poderia ficar de fora quando tratamos do nosso ambiente residencial e até mesmo profissional.


 

Cada vez mais, as novas gerações vêm se preocupando com o planeta e buscando soluções para que o impacto das nossas ações ao ambiente seja reduzido e minimizado. Quando falamos em sustentabilidade, o queremos dizer é que a busca do ser humano em continuar a desempenhar as suas atividades, gerando cada vez menos desgaste a natureza, deve ser constante. Um bom exemplo, é a redução da extração de recursos naturais e aproveitamento de materiais com sua reutilização.

O que é decoração sustentável

Como podemos aplicar a sustentabilidade na hora de decorar nossa casa? Não é difícil de entender. Imagine que ao invés de descartar todos os móveis e objetos que você já tem, você vai reutilizá-los, talvez com uma repaginada, uma nova cor, mas sem ter que comprar tudo novo.

 Mas é só isso? Você pode estar se perguntando.

Claro que não. O consumidor moderno tem uma atitude sustentável e busca essa mesma atitude em seus fornecedores. Ao contrário do que se imagina, uma decoração sustentável não se trata apenas de reutilizar objetos como garrafas de vidro, paletes ou outros materiais que antes jogávamos no lixo. Trata-se da escolha consciente dos materiais que vamos usar em nossa decoração, levando em conta o seu impacto na natureza.

 

Se decidiu renovar sua casa e trocar a cor das paredes, pensando na sustentabilidade do planeta e no meio ambiente, você optaria por tintas de um fabricante que não utiliza solventes e possui selos de certificação ambiental, ou por outra qualquer?

 Imagine ainda, que você realmente precise comprar novos objetos e móveis para sua casa. Como parte da decoração da sua sala de jantar, o projeto prevê uma linda mesa de madeira. Com qual fabricante você vai escolher comprar sua mesa? Com aquele que tem certificação do IBAMA, utiliza madeiras de demolição ou de reflorestamento e se preocupa com o meio ambiente, certamente.

 

Cada dia que passa mais pessoas buscam saber mais sobre seus fornecedores, se eles agem de acordo com esse novo pensamento ou se não se preocupam com a sustentabilidade do planeta.

 Nesse contexto moderno de decoração, o mercado precisou evoluir e já é possível encontrar itens com pisos sustentáveis que usam o eucalipto, peças feitas de bambu, que tem a capacidade de crescer e se alastra com muita rapidez, sem que seja necessário extrair a raiz.

 A madeira de demolição tem também um papel muito importante nesse novo cenário. Todo o material retirado de um imóvel que será demolido pode ser aproveitado, evitando que novas árvores sejam cortadas. Claro, antes precisa receber tratamento para eliminar e evitar pragas, recuperar sua vivacidade e prolongar sua vida útil.

Existem peças lindas disponíveis no mercado e com um preço até salgado.

A sustentabilidade é hoje um conceito para a vida moderna e de novas gerações, impossível se manter fora dessa nova tendência.

E por isso, que nós da Madeirado nos preocupamos tanto com a procedência de nossa matéria prima e em manter nossa certificação ambiental sempre em dia. Queremos promover em conjunto com nosso clientes e parceiros a sustentabilidade em prol de uma melhor qualidade de vida.

Maio 08, 2019

Decorando sua cozinha com Madeira Maciça

Saiba como decorar sua cozinha com bancadas de madeira

Bancada de Cozinha Akangatú (180 x 40) - Loja de Móveis de Madeira Maciça. Moveis Rusticos

Quem é que não espera o fim de semana chegar para poder aproveitar sua casinha? Tomar um café da manhã sem pressa, bem relaxado em sua própria cozinha, ler o jornal ou bater um papo tranquilo com a família.

Melhor ainda se o ambiente for aconchegante e acolhedor, não é mesmo?

A cozinha é o espaço da casa preferido de muita gente, por isso, sua decoração não pode ficar de lado. O ambiente deve ter conforto e praticidade, sem perder o charme e a elegância.

 

Já imaginou sua cozinha com uma linda bancada de madeira?

A madeira é muito conhecida e utilizada por ser um material nobre e bem versátil que pode ser adaptada em qualquer estilo de decoração.

Bancadas de madeira nas cozinhas são muito comuns em países da Europa e também nos Estados Unidos.

A madeira como elemento natural, confere um ar acolhedor e bem convidativo ao ambiente. Dependendo do tipo de madeira que você escolher, pode ainda criar um clima mais rústico, mais relacionado ao campo, no caso de bancadas de madeira mais rústicas e robustas. Se a madeira escolhida for mais fina ou mais clara, com um acabamento mais liso o ambiente pode ganhar um ar mais moderno.

 Quando optamos por usar uma bancada de madeira na cozinha, seja como base para a pia ou para o fogão, ou como uma bancada de apoio que sirva também como uma mesa, precisamos garantir que a madeira receba proteção adequada para estar ali e ter uma vida longa. Ou seja, a madeira deve estar protegida para que não fique vulnerável à umidade e a produtos químicos.

 

Bancada Karangá de Madeira Maciça (280x60) Madeirado

 

Veja algumas vantagens para usar bancada de madeira em sua cozinha:

 

  • O tipo de madeira mais recomendado para bancadas de cozinha são a madeira maciça de pequiá ou imbúia, madeiras mais resistentes.
  • Uma das principais vantagens do uso da madeira para bancadas é o custo benefício. Uma bancada de madeira costuma ter um preço mais acessível do que uma bancada de mármore ou granito e até mesmo pedras industrializadas
  • A madeira dá um toque especial ao ambiente, deixando mais acolhedores e aconchegantes;
  • Por ser um material muito versátil, a madeira combina com todo tipo de estilo de decoração;
  • É um material sólido, muito resistente e com vida útil longa;

 

Desvantagens da bancada de madeira

  • A bancada de madeira precisa ser tratada e receber impermeabilização adequada para que não sofra desgastes desnecessários através do contato com a água e o calor
  • A bancada também precisa receber tratamento para evitar que seja infestada por cupins e brocas
  • Se a madeira escolhida tiver uma textura mais rústica, a limpeza precisa ser redobrada, para que não deixe acumular sujeira

 

Cuidados para manter sua bancada de madeira bem conservada

  • A madeira é um material que exige mais cuidado do que pedras, por exemplo. Seguindo essas dicas, você não vai ter problema em manter sua bancada de madeira da cozinha sempre bonita.
  • Cuidado com objetos cortantes e pontiagudos que possam deixar marcar e arranhar sua bancada. A madeira é um material mais macio que a pedra e por isso, pode ser facilmente marcada.
  • Ë importante fazer a manutenção da bancada regularmente, antes que ela descasque. Assim você evita que o contato direto com a água ou até mesmo óleo, danifique a peça. Refazer a impermeabilização e também dedetizar o ambiente contra cupins
  • Evite apoiar diretamente sobre a bancada panelas e objetos muito quentes, eles podem acelerar o desgaste do verniz.
  • Use produtos específicos para a limpeza de madeiras, de preferência neutros.

 

Agora é só escolher o modelo que você mais gosta e sua cozinha vai ficar um charme.

Maio 01, 2019

Versatilidade dos Móveis de Madeira

A versatilidade dos móveis de madeira

Quando o assunto é decoração, um dos materiais mais utilizados ainda hoje é, sem dúvida nenhuma, a madeira. Você já se perguntou porque a madeira é queridinha de grande parte de decoradores?

 A reposta é simples. Além de ser um material muito resistente e ter uma vida útil bem mais longa que outros matérias que encontramos disponíveis no mercado, a madeira é um material extremamente versátil.

 Hoje em dia, a madeira é utilizada não apenas em algumas peças de decoração, mas vem sendo cada vez mais utilizada em todo ambiente, do piso ao teto, como detalhe ou como matéria prima principal.

 Não se pode negar que a madeira é um material com múltiplas funções, por isso é tão utilizada desde os tempos antigos. Podendo ser utilizada na parte estrutural de uma casa, como telhados ou vigas ou também como parte da decoração dos ambientes internos.

Na área decorativa, os objetos e móveis madeira pode estar presente em diversos estilos de decoração, criando sempre um ambiente muito acolhedor e sofisticado. Isso porque uma das grandes vantagens de se utilizar a madeira é que ela é um material neutro, versátil e que se adapta facilmente a qualquer ambiente ou estilo, do mais clássico e rústico até o mais moderno.

 

Versatilidade e conforto

 Ambientes decorados com peças de madeira, naturalmente já recebem uma atmosfera de conforto e aconchego que se espalham por toda a casa.

A madeira ainda é, por si só, um isolante térmico e acústico natural, o que contribui para o conforto maior do ambiente.

A variedade de cores e tipos de madeira aumenta ainda mais a versatilidade do material e torna infinitas as possibilidades para a utilização do material, basta deixar a criatividade fluir.

 

Inúmeras possibilidades para utilizar a madeira na decoração

Como já mencionamos antes, a madeira pode ser utilizada de diversas formas. Os móveis de madeira conferem ao ambiente mais personalidade e são móveis de durabilidade muito maior. Apesar de necessitar de alguns cuidados ao longo do tempo, os móveis de madeira são versáteis e práticos, a limpeza diária não exige muito esforço.

- Painéis e estantes de madeira, podem dividir um ambiente total ou parcialmente.

 - Mesas e cadeiras da sala de jantar – de acordo com o estilo de decoração escolhido, a mesa de madeira fará toda a diferença. Veja alguns exemplos:

Madeira Pequiá com Bordas Orgânicas

Madeira Pequiá com Bordas Orgânicas Trabalhadas

Madeira Pequiá com Bordas Orgânicas

 - Mesas de centro e canto – para compor a decoração, mesinhas de centro ou canto em madeira são extremamente versáteis e úteis. 

Mesa de Centro em madeira Imbuia com Lareira

Mesa de Centro em madeira Imbuia com Lareira

Mesa de Centro em madeira Pequiá

 - Pisos, tetos e vigas – como falamos, a madeira é um material extremamente versátil e pode ser aplicada diretamente nos pisos ou tetos para criar um ambiente mais rústico de decoração mais clássica.

 - Objetos decorativos – além dos móveis de madeira, vale compor e completar a decoração com peças decorativas em madeira, como esculturas, revisteiros ou outros itens que encontramos no mercado hoje.

 - Base para sofás e cadeiras – é claro que uma cadeira ou um sofá 100% em madeira não nos dará o conforto necessário, mas a base neutra da madeira confere a elegância e resistência necessária, combinadas com forros e acabamentos que proporcionem mais conforto.

O melhor de tudo isso, é que quando optamos pela utilização dos móveis e objetos decorativos em madeira, conseguimos criar uma atmosfera sofisticada na nossa casa ou até mesmo em nosso escritório, com móveis versáteis e que poderão ser utilizados por muito tempo e caso você decida mudar um pouco o estilo de um ambiente, com certeza vai conseguir aproveitá-los. 

Março 29, 2019

Como os itens da decoração influenciam na energia da sua casa.

Nem todo mundo acredita que o material e também a disposição dos móveis e objetos dentro de uma casa influenciam bastante na energia dela. Uma arte chinesa muito tradicional e cada vez mais difundida, chamada Feng Shui, dá suporte tanto a arquitetura quanto a decoração de uma casa e seus ambientes.
Segundo o Feng Shui, cada espaço de uma casa deve ser organizado de forma que todos os espaços da casa fiquem em harmonia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                                                                                              
Os princípios da arte do Feng Shui consideram a presença de campos magnéticos e energéticos criados não só pela disposição dos móveis, mas também pelo tipo de matéria que vamos usar. Os seguidores dessa arte, escolhem decorar suas casas de forma consciente, para proporcionar o bem-estar e a harmonia entre os que vivem nessa casa. O Feng Shui também pode ser aplicado no ambiente de trabalho, como consultórios e escritórios. Para que você possa decorar sua casa de forma consciente e promover a harmonia e o equilíbrio, separamos algumas dicas bem interessantes sobre a arte do Feng Shui:

1. Organização                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

A primeira coisa que o Feng Shui leva em consideração é a ordem. Por isso, antes de trocar seus móveis de lugar só porque acha que vai ficar melhor assim, pense antes nos objetos que você realmente precisa que estejam nesse ambiente. Livre-se do que for supérfluo. Acumular objetos que você não usa gera desordem e impede o fluxo de energia positiva.

2. Cores                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
                                                                                                                                                            
Quem é que nunca se cansou da cor da casa e das paredes internas e decidiu
mudar tudo? Antes de fazer isso, escolha a cor adequada para cada ambiente.
O aconselhado é manter o vermelho ou laranja na sala, pois facilitam o
diálogo com a família ou amigos. O azul e o verde são indicados para os quartos,
já que promovem o relaxamento e uma qualidade melhor do sono. O rosa
estimula o romance e a paixão. O amarelo está ligado ao apetite e a energia para
enfrentar o dia, por isso é muito indicado para a cozinha.

3. Material                                                                                                                                                                                                                                                        

O Feng Shui sugere que a decoração da casa e de um ambiente seja feita com a
maior quantidade possível de materiais naturais, como madeira, pedra, vidro ou
metal. Evitando materiais industrializados como plástico, por exemplo.

Saiba como e onde usar a madeira segundo o Feng Shui:

Para o Feng Shui, cada elemento influencia o ambiente de uma determinada forma e isso também se aplica as pessoas que ali vivem. O efeito da madeira na decoração de uma casa é reforçar o crescimento pessoal e liberar a intuição, criatividade, abundância e expansão.
Veja agora como aproveitar melhor as propriedades desse elemento:

A madeira pode ser usada tanto em piso, portas e janelas quanto no mobiliário. Para o Feng Shui, aconselha-se a utilização da madeira na área oriental da casa, ou seja, no Sul e Sudeste

4. A Disposição dos Móveis                                                                                                                                                                                                                                      

A maneira como você vai dispor dos móveis dentro de um ambiente é um dos princípios básicos do Feng Shui. Alguns exemplos: o sofá da sala deve ser posicionado virado para a porta de entrada. Assim, quem entrar na casa vai sentir-se acolhido e bem. O encosto do sofá deve ficar perto da parede para que transmita a sensação de proteção para quem vai se sentar. Já nos quartos, a cama não deve ficar virada diretamente para a porta, dessa foram cria-se um ambiente mais relaxante e tranquilo. A porta deve ficar fora do alcance do nosso olhar quando vamos dormir.

5. Os Espelhos                                                                                                                                                                                

É preciso ter um pouco mais de cuidado com os espelhos, eles podem obstruir a
circulação da energia positiva pela casa. Seguindo as regras do Feng Shui, nos quartos não devemos ter espelhos expostos, espelhos próximos a cama reduzem a qualidade do sono. Por isso, aconselha-se que os espelhos fiquem do lado interna da porta do guarda-roupa.
Março 21, 2019

Dicas de como mesclar elementos de madeira com outros materiais na decoração da casa

Quando o assunto é decorar uma casa, a primeira coisa a se fazer é escolher qual será o estilo decorativo adotado para cada ambiente. A partir daí você vai poder começar a escolher os móveis e os objetos decorativos, além de todo acabamento que também irá compor a decoração rústica do espaço. Hoje em dia, a tendência é mesclar mais de um estilo, portanto, se você ficou na dúvida entre optar por um ou outro estilo, pode começar a pensar em mesclar os dois.

 

mesclar elementos de madeira com outros materiais na decoração da casa

 

 

É possível misturas estilos e materiais na hora de decorar um ambiente?

 

A mistura entre estilos decorativos, como clássico e moderno, é a última tendência no setor de decoração. A mescla de estilos possibilita inúmeras combinações e a criação de espaços aconchegantes, únicos e com muito estilo.

A decoração mais clássica ou rústica traz para o ambiente o conforto e o aconchego e pode muito bem ser harmonizada com a decoração moderna, equilibrando o ambiente com um toque mais leve e simples.

 

Misturar o estilo moderno ao estilo clássico nos permite usufruir da beleza e qualidade de móveis de madeira e ao mesmo tempo da praticidade dos acessórios mais modernos. O resultado é um ambiente decorado com muito bom gosto, elegante e prático.

 

Misturar materiais diferentes e estampas distintas também faz parte dessa tendência na decoração dos ambientes de uma casa. Misturar alguns elementos que destoam dos padrões tradicionais e deixar a criatividade fluir vai proporcionar a criação de um ambiente exclusivo para sua casa.

 

Madeira com outros materiais na decoração da casa

 

 

Posso misturar móveis de madeira com outros matérias?

 

Ainda hoje, a madeira é um dos matérias mais utilizados na decoração de uma casa, tanto pela beleza quanto pela durabilidade de uma peça de madeira. A ideia de que usar madeira deixa o ambiente com um ar muito clássico, para alguns até ultrapassado, não existe mais. Móveis rústicos e objetos de madeira podem e devem ser mesclados com outros matérias mais modernos. O resultado é surpreendente.

 

elementos de madeira com outros materiais na decoração

 

Mas como fazer essa mistura de matérias, cores ou estilo?

 

Para muita gente, misturar tendências é algo mais simples, para quem trabalha com decoração todos os dias, por exemplo, pode ser uma tarefa bem mais fácil do que para que não tem esse costume.

Pensando nessas pessoas, é que separamos algumas dicas e ideias úteis de como misturar materiais, cores, estilos e tendências e manter a elegância e o conforto de cada ambiente da sua casa. Veja só:

 

Antes de começar um projeto é preciso entender o perfil do cliente para descobrir qual será a mistura de material ideal para aquele perfil. Com essa definição você pode começar a planejar o ambiente com algumas dicas:

 

  • Usar pés de ferro para os móveis e explorar outros materiais como o aço inox, pode ser muito útil quando a intenção for dar ao espaço um ar mais masculino. Um bom exemplo é a mesa de jantar Ubaia, com pés de acrílico.

 

  • Nos quartos, você pode misturar móveis de madeira de um estilo mais clássico, como camas e guarda-roupas que são passados de geração em geração dentro da família, com as cores da colcha e das almofadas. Um tapete e espelhos de estilo mais moderno, quadros com cores vibrantes.

 

  • Para as estantes, aparadores ou mesas de madeira rústica, a decoração mesclada pode ser feita com a utilização de objetos modernos, de diferentes cores e materiais. Conferindo um tom casual e bem moderno, por exemplo.

 

  • Se a ideia é ter um ambiente que converse com a natureza e o ambiente externo, use um belo aparador de madeira, poltronas ou mesas de centro no mesmo material. Combine também madeira com a palha e, claro, o verde das plantas. Nesse caso, paredes de cor clara são recomendados para manter o ambiente iluminado.
Março 13, 2019

Bancadas de madeira rústica para banheiros e lavabos

Hoje em dia a variedade de elementos e revestimentos que o mercado oferece para bancadas de banheiros e lavabos é muito grande, no entanto, a madeira ainda é um dos materiais mais buscados na hora de decorar uma casa ou apartamento.

 

Bancadas de madeira rústica para banheiros e lavabos

 

Seja ela utilizada no mobiliário em portas, pisos ou objetos decorativos, a madeira dá um toque que requinte e aconchego ao mesmo tempo. Além de poder ser mesclada tranquilamente com outros materiais e combinar com todos os estilos de decoração, basta usar a criatividade.

Muita gente tem receio de utilizar a madeira em ambientes como cozinha e banheiro, mas com alguns cuidados básicos é possível fazer uso da madeira nesses ambientes onde a exposição a água é bem maior.

 

Bancada rústica para banheiros e lavabos

 

Bancadas de madeira para lavabos, é possível?

Para valorizar seu ambiente, é importante escolher bem qual bancada vai ser usada. A bancada de um lavabo vai definir também o estilo decorativo deste ambiente, será a guia para os demais itens deda decoração.

Para te ajudar separamos alguns materiais mais utilizados atualmente nas bancadas de banheiros modernos

 

Bancada de madeira para banheiros e lavabos

 

Madeira

A madeira é mais indicada para ser colocada em lavabos. Em banheiros pode ficar exposta a ação da água e pode ter uma vida útil longa. Mesmo em lavabos é recomendado proteger a madeira com um impermeabilizante adequado e reaplicar após um ano de uso para que ela se mantenha bonita. Uma bancada de madeira rústica para lavabos pode agregar um ar muito charmoso e requintado.

 

Bancada maciça de madeira para banheiros e lavabos

 

 

Cimento queimado

cimento queimado é moderno e pode ser usado para dar uma ar mais jovial ao ambiente. É um material um pouco mais econômico, mas também é resistente.

 

Granito ou Mármore

As pedras ainda são muito utilizadas na maioria das construções. O granito possui uma variedade de cores e texturas, não sendo tão caro quanto o mármore, por exemplo. Ainda para alguns usar o mármore confere ao ambiente um requinte maior.

 

Porcelanato

O porcelanato acabou ficando conhecido por ser utilizado em reformas, através de um corte especial. Mas caso a bancada seja muito ampla será necessário fazer uma emenda.

 

Vidro

O vidro pode ser considerado uma opção também, principalmente para quem gosta de transparências. Mas lembre-se de redobrar o cuidado ao escolher a espessura do vidro da bancada do banheiro para evitar acidentes.

 

Porque escolher uma bancada de madeira?

Quando fazemos o uso de bancadas de madeira rústica para lavabos ou banheiros, conferimos ao ambiente um ar mais aconchegante e com muito charme, além de ser um material resistente e duradouro.

Separamos algumas dicas importantes que você vai precisar levar em consideração na hora de escolher sua bancada de madeira para o lavabo.

- O design da bancada e o tipo de material de fabricação que você optar, podem mudar completamente a cara do seu banheiro

- Não se esqueça de levar em consideração a funcionalidade da bancada, isso é primordial e não pode ser deixado de lado no momento da escolha da bancada.

- Para que o planejamento de sua bancada seja perfeito e você não tenha nenhuma surpresa desagradável, tenha em mãos as medidas exatas do seu espaço.

- Defina o tipo de material que será utilizado, qual o tipo de acabamento e também os acessórios como louças da pia e os metais. Assim você conseguirá ter um orçamento mais realista e não estourar os gastos.

 

 

Março 06, 2019

Março 01, 2019

Dicas para uso da madeira maciça na atual decoração contemporânea 

Sabia que é possível criar ambientes contemporâneos e muito acolhedores usando móveis de madeira maciça?

Para que a decoração de seus ambientes tenha um toque bem especial, os móveis de madeira maciça são uma peça fundamental e precisam fazer parte da decoração. Um ambiente de decoração contemporânea permite que você reúna uma bela mesa de madeira rústica com objetos decorativos mais modernos, por exemplo. Hoje em dia, os projetos decorativos mesclam vários estilos como o vintage, o colonial ou mais rústico, moderno e mais contemporâneo.

Além de poder jogar com os estilos é preciso considerar também a durabilidade e a resistência do móvel a ser utilizado. E nesse ponto, os móveis de madeira apresentam uma qualidade superior, pouco encontrada nos materiais disponíveis no mercado.

 

 

Preocupação com o Meio Ambiente

 

Muita gente pode estar pensando que a utilização da madeira para fabricação de móveis e outros fins é uma das principais causas dos desmatamentos. Por isso é muito importante saber de quem você está comprando seu novo móvel de madeira. Empresas sérias, que se preocupam com o meio ambiente, são certificadas pelo IBAMA e tem autorização para extração das árvores. No caso da Madeirado, além de termos o Certificado de Regularidade do IBAMA, a cada peça de madeira que vendemos 2 novas árvores são plantadas. Sendo assim, a nossa madeira pode ser considerada como um material inesgotável, a matéria prima vem de áreas de reflorestamento.

 PLantio de arvores Madeirado - sustentavel

 

Ambientes modernos e aconchegantes

 

Os móveis de madeira como as mesas rústicas, podem ser um forte aliado no momento de decorar a casa com estilo e harmonia. A variedade de mobília de madeira oferecida no mercado hoje é enorme e por isso fica mais fácil montar um ambiente moderno, bem aconchegante brincando um pouco com os tons ou a textura da madeira.

Antes de escolher os móveis e o tipo ideal de madeira é preciso entender qual será o estilo de decoração para um determinado ambiente. Se a intenção for montar um ambiente mais rústico, pode-se optar por madeiras mais rústicas no teto e no piso além dos móveis. Para uma decoração mais moderna, pode-se mesclar uma mesa de madeira ou um móvel de canto com objetos de cor ou de vidro.

ambiente moderno com decoração rústica


Um aspecto importante de se lembrar é que a madeira por si só já é um material mais escuro, então se a ideia é um ambiente mais claro, pode-se mesclar móveis de madeira com paredes claras, sofás com estofado também mais claros. Manter os tons mais claros também vai ajudar a dar ao ambiente um ar mais elegante. Se seu ambiente for um espaço pequeno tente evitar madeiras muito escuras, isso vai fazer com que ele pareça ainda menor. Em um ambiente mais espaçosos, a utilização de móveis de madeira mais escura pode ajudar a manter o ambiente com um toque mais acolhedor.

 

Os cuidados com os móveis de madeira


Outro detalhe bem importante que precisamos levar em consideração. Móveis como uma mesa rústica ou outra peça de madeira no geral, exigem uma atenção especial para que sua vida seja mais longa. As peças de madeira maciça precisam receber manutenção semestral, para que mantenha a hidratação da peça. Para os outros tipos de madeira os cuidados são mais simples, manter a limpeza no dia a dia, com pano umedecido em água e utilização de cera específica para cada tipo de madeira.

 

 

 

Agora que você já sabe como cuidar dos seus móveis de madeira e que eles podem te ajudar a criar um ambiente moderno e acolhedor, já pode começar a planejar a nova decoração da sua casa usando peças de madeiras!

Fevereiro 28, 2019

Aparador rústico e bancada de madeira maciça: uma tendência que chegou carregada

Existe algo no estilo rústico que nos atrai. Seja porque sua aparência reproduz um intervalo na concretude imediata das cidades, ou porque quase conseguimos sentir um cheirinho de nostalgia no ar, o fato é que estar rodeado por elementos que remontam à vida no campo parece mesmo ser sinônimo imediato de conforto e calmaria.

 

Associada a isso, a escolha dos móveis que compõem este estilo também carrega consigo a responsabilidade de mantê-lo e, para tanto, deve estar alinhada a essa sensação de bem-estar para que consiga nos atrair da mesma forma. Assim, não podemos esquecer de incluir no mobiliário a presença de um aparador ou uma bancada de madeira. Isso porque estes móveis, por si mesmos, já nos remetem ao passado, tal qual as casas de campo que emprestam suas características mais específicas para o estilo rústico que queremos lembrar.

 

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado

            É verdade que os aparadores, hoje, figuram em outros espaços para além das salas de jantar. É verdade também que eles não nos servem mais apenas como um móvel para armazenar pratos e talheres extras, ou como uma superfície adicional para dar auxílio ao que não pode ser colocado à mesa (não à toa, os aparadores receberem o nome de buffet).

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado

Contudo, a versatilidade que adquiriu este móvel ao longo do tempo, fez dele peça fundamental na decoração de qualquer residência e um aparador rústico, ou uma bancada de madeira maciça, tornou-se item essencial para quem deseja ambientar seu cantinho com ares mais bucólicos, sem perder a elegância. 

 

            Os aparadores podem ser colocados no hall de entrada de uma casa ou apartamento e, combinados com a decoração rústica, fazem com que as pessoas que chegam de imediato sintam em nosso lar um refúgio em meio ao caos urbano. Para compor a décor, vale apostar em plantas e folhagens que, aliás, desde o ano passado têm feito a cabeça de muitos arquitetos e designers.

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado

Elas podem vir em vasos de cerâmica coloridos, para contrastar com a opacidade da madeira maciça, ou mesmo em latas de ferro envelhecido, que com certeza darão para a sua chegada em casa a atmosfera que deseja.

            E se a sensação que estamos procurando é de aconchego, será preciso uma atenção especial à luminosidade do cômodo, não é mesmo? Nesse caso, o auxílio de velas na hora de adornar o aparador rústico parece ser uma escolha certeira. As velas, assim como os aparadores, podem ser encontradas nos mais variados formatos e estilos e, portanto, escolher as que mais combinem com os seus propósitos vai depender de como você gostaria de vê-las dispostas.

 

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado 2

 

Uma opção clássica, mais em conta e que muito combina com aparadores ou bancadas de madeira são os suportes em vidro. Copos pouco usados, taças viradas de cabeça para baixo, frascos de conserva... talvez o que você procura esteja a somente alguns passos de distância. Agrupar diferentes formatos também ajuda a valorizar o estilo que você deseja e, sem dúvidas, dá um toque de originalidade ao espaço. Não esquecendo dos elementos no entorno, uma boa pedida para combinar com bancadas de madeira maciça são os tapetes de fibras naturais, como a lã ou o sisal, que garantem um charme a mais no cômodo. Dispor uma composição de quadros ou um espelho logo acima do móvel também ajuda a valorizá-lo e imprime personalidade à sala como um todo.

            A questão é que os aparadores rústicos e as bancadas de madeira maciça não se tornaram tendência por acaso. Sua durabilidade associada à distinção própria da madeira fez com que se tornassem objeto de desejo para muita gente. Inclusive para nós.

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado sala

Janeiro 15, 2019

Madeira Maciça: durável, bonita e sustentável.

A durabilidade e sofisticação são parceiras na composição dos nossos móveis de madeira maciça. As madeiras de Pequiá advindas, em sua maioria, da floresta pluvial Amazônica,  tem como principais características serem lisas, terem coloração clara e poucos vincos e furos. A árvore de Pequiá ou Pequi é da família das cariocaráceas e atinge cerca de 20 a 40 metros de altura e 0.90 a 1.80 de diâmetro, mas já foram encontrados espécimes com 50 metros de altura e 5 de diâmetro, gera frutos comestíveis semelhantes a amêndoas e seu nome se deriva da casca de seu fruto que é, em tupi, py = espinho e ki = fruto, fruto espinhoso. Por ser madeira de lei, tem uma densidade altíssima de cerca de 0,86 g/cm³ e fibras em vários sentidos, o que a torna pouquíssima atrativa para insetos xilófagos (cupins, vespas e algumas espécies de besouro), seu crescimento é moderado e sua madeira é imputrescível, por isso é amplamente usada na indústria. Por conta da densidade da madeira, sabe-se que é uma árvore secular, mas há poucas informações sobre idade dessa espécie que tem ocorrência natural na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Sua coloração natural varia do bege-escuro nas partes mais externas, até o amarelo-pardo, nas partes mais internas, sua copa e folhas se destacam dentre as outras árvores da floresta e sua casca é grossa, tendo até 11 mm de espessura. A qualidade da madeira é inegável, mas a beleza e versatilidade da Pequiá é o que realmente impressiona, seus veios com desenhos de mandala, suas bordas curvas e extremamente variáveis, conferem um charme absurdo as peças fabricadas, sua coloração clara é passível de vários tingimentos além de fácil aderência aos produtos de acabamento. Por seu tronco gerar chapas livres de vincos e furos, é indicado para confecção de mesas de jantar, aparadores, mesas de centro, prateleiras, bancadas, tábuas de corte, esculturas dentre outros.

Já arvore Imbuia ou Embuia (Ocotea porosa) é uma espécie que tem grande incidência na região sul do País, sendo considerada a árvore símbolo de Santa Catarina, lá foi encontrado um espécime de 2.700 anos, e a vida média dessas árvores é de cerca de 500 anos, podendo chegar a mais de 25 metros e altura, 0.80 a 2 de diâmetro e apresenta uma densidade alta de cerca de 0,70 g/cm³. Suas principais características são a madeira escura e densa, presença de furos e vincos. É também indicada para confecção de mesas de jantar, mesas de centro, esculturas, base de mesa, tábuas de corte, e vários outros itens!

Móveis de madeira rústica são versáteis, podem ser lixados e pintados diversas vezes, sem perder qualidade, e exigem pouquíssima manutenção, já que a sua vida útil está diretamente ligada a sua resistência e densidade, quando se trata de economia os móveis de madeira maciça são sempre a melhor opção, pois não agridem o ambiente ao serem descartados e tem uma alta durabilidade, o que acaba por minimizar a troca de móveis, além de serem compatíveis com centenas de decorações, combinando e contrastando com itens modernos e contemporâneos. A tendência apareceu em 2010 e os móveis de madeira maciça vieram para ficar! Por serem totalmente inéditos os móveis são peças exclusivas, com características variáveis, tornando a experiência de compra e de decoração muito mais emocionantes!

“E como essas árvores são geradas? Quando eu compro móveis de madeira de maciça estou contribuindo para o desmatamento de espécies em extinção?” Nós da Madeirado temos muito orgulho de poder proporcionar produtos com origem certificadas pelo Ibama, com Documento de Origem Florestal (DOF), e advindo de áreas de manejo sustentável! Os manejos sustentáveis são áreas onde se é retirado recursos de maneira inteligente e preservando a vida das milhares de espécies que habitam as florestas. Preservando as árvores mais novas e plantando novas mudas, gera-se uma relação de extração consciente. Na prática se faz ciclo de corte, que consiste em delimitar uma área de exploração por determinado tempo, de acordo com seu ciclo de crescimento. Se uma área demora 30 anos para crescer, é separada uma área em 30 espaços a serem explorados, de modo que ao terminar a última área a primeira já estará pronta para ser extraída novamente.

Agora que você já sabe tudo sobre as madeiras que comercializamos, dá uma olhada nos produtos maravilhosos em nossa loja e se encante com as peças que nossos talentosíssimos marceneiros confeccionam ;)

1 2 3 6 Próximo »

Mesa Rustica