fevereiro 05, 2020

Qual a diferença entre os tipos de madeira

Muita gente fica na dúvida na hora de escolher um móvel em que tipo de matéria-prima escolher. O primeiro passo para escolher o melhor para sua casa é conhecer as opções disponíveis de matéria-prima.

Hoje vamos falar um pouco sobre as diferenças entre a madeira maciça e outras opções de madeira que encontramos disponíveis no mercado para te ajudar na hora de fazer a escolha certa. Vamos lá?

Bancada em madeira maciça Pequiá

Madeira Maciça

A madeira maciça é uma das matérias primas mais procuradas para móveis, e isso não é de hoje. A madeira maciça é a madeira pura, extraída dos troncos da árvore sem nenhuma adição de fibras sintéticas ou aglomerados.

Por se tratar de madeira pura é um material muito resistente, mas robustos e pesados. Podem trazer desenhos e texturas únicas derivadas do próprio tronco e do tipo de árvore. Apesar de serem muito resistentes podem sofrer com excesso de umidade e luz direta.

Mesa de centro Imbuia

As peças em madeira maciça são muito utilizadas em projetos de decoração mais rústicos e clássicos.

100% MDF

O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma mistura de fibras de madeira prensadas e resina para dar liga. É produzido através da aglutinação das fibras da madeira com resina sintética, as placas de madeira são coladas umas nas outras com a resina e submetidas a pressão para que não se soltem.

É um material mais leve e bem mais fácil de ser manuseado que a madeira maciça. A resistência e durabilidade também são menores que da madeira maciça e o cuidado com o ambiente externo e intempéries do tempo precisa ser maior.

Móveis de MDF podem ser mais leves e mais práticos, mas não suportam muito peso.

MDP

Já a matéria prima chamada de MDP (Medium Density Pannel) é produzido a partir de partículas da madeira, é um material mais resistente e suporta mais peso. O MDP, assim como o MDF, tem boa estabilidade e absorvem muito bem a tinta, permitindo um acabamento incrível e de nível muito elevado.

Esse material é produzido com uma grossa camada interna e duas camadas mais finas, nas superfícies. Podemos dizer que o MDP é um material intermediário entre a madeira maciça e o MDF.

Como fazer a manutenção dos móveis

A manutenção de um móvel de madeira maciça não é muito complicada e não exige cuidados muito frequentes, para o dia-a-dia, basta um pano seco para tirar retirar a poeira. De tempos em tempos é importante hidratar a madeira para que ela não resseque e não rache.

Mesa de Jantar redonda maciça

Para os móveis de MDF ou MDP, a manutenção também é simples e não requer uso de verniz ou qualquer tipo de hidratantes.

Qual o melhor custo-benefício?

Não é difícil de imaginar que as peças feitas de madeira maciça tem um preço de compra mais elevado que as demais matérias primas, certo? Certo, isso se deve a durabilidade e qualidade dessa matéria prima. Mas se pensarmos na equação custo-benefício, essa pode ser uma boa opção, especialmente a longo prazo.

Mas é claro que tudo depende da sua intenção e de como esse móvel será utilizado. Em casos onde o ambiente a ser decorado será destinado a locação ou por apenas um tempo determinado, os móveis de MDF ou MDP podem ser a opção certa.

Mesa de Jantar maciça Pequiá

Seu orçamento para decorar o espaço também deve ser levado em consideração, para não doer no seu bolso e deixar o projeto inacabado.


Mesa Rustica