março 25, 2020

Lareiras para aquecer nesse tempo frio que está chegando

Com a chegada do outono e inverno e um clima mais frio, precisamos abrir o guarda-roupa e tirar as roupas de frio para esquentar. Quem é que nunca pensou em aquecer os dias frios em frente a uma lareira?

Para aquelas pessoas que sempre sonharam em ter uma lareira em sua sala de estar, um espaço aconchegante e bem quentinho para relaxar durante os dias frios do inverno, esse post vai falar um pouco dos prós e dos contras de investir em uma lareira.

Tipos de lareira

Muita gente nem sabe que existem vários tipos de lareira disponíveis no mercado e cada ambiente tem um tipo mais indicado. Para que você possa tirar suas dúvidas e escolher o tipo de lareira mais adequado para seu espaço, separamos uma lista com prós e contras de cada um dos tipos de lareira que você encontra no mercado.

Mesa em madeira maciça em Imbuia com Lareira

Lareiras a lenha

As lareiras a lenha são o tipo mais comum e tradicional de lareiras. Com certeza é a primeira imagem que todos tem na cabeça quando falam no assunto. Esse tipo de lareira é normalmente de alvenaria, embutidos na parede, claro que os acabamentos e detalhes externos podem variar.

É um tipo mais indicado para casas já que será necessária uma chaminé para saída da fumaça gerada pela queima da lenha. Sem dúvida nenhuma é o modelo mais charmoso de lareiras, com chama natural e o barulho da madeira estalando enquanto queima criam um ambiente rústico, aconchegante e também muito romântico.

Mas é preciso lembrar que, nesse caso, acender o fogo manualmente pode não ser uma tarefa muito simples para os que não tem muita prática. A reposição da lenha enquanto estive acesa e a limpeza da lareira também podem ser um fator negativo para esse tipo de lareira.

Lareiras elétricas

As lareiras elétricas são mais práticas e seguras, aquecem o espaço e muitas possibilitam que você determine uma temperatura para o ambiente, sem aquecer demais o local. Como não existe fogo de verdade, não existe fumaça e nem a limpeza de cinzas depois de ser utilizada.

Mesa de centro em madeira maciça em Pequiá com Lareira

Uma grande desvantagem desse tipo de lareira é o alto consumo de energia elétrica, que se não tomar cuidado, pode levar sua conta de eletricidade na alturas.

Lareiras a gás

As lareiras a gás são uma inovação neste setor. Não tem o charme de uma lareira convencional a lenha, mas também não são como as elétricas.

As lareiras a gás, tem chamas de verdade sem a necessidade de queimar a lenha, também sem fumaça e sem o cheirinho de madeira queimando. Também não consome eletricidade.

Mesa de centro em Pequiá escurecido com lareira

Uma das desvantagens desse tipo de lareira é manter um botijão, mesmo que pequeno, dentro de casa. Todo cuidado é pouco.

Cuidado com a segurança!

Ter uma lareira em casa exige alguns cuidados com a segurança, principalmente se você tiver crianças em casa.

Lembre-se que a função da lareira é aquecer o ambiente e mesmo que ela não seja mantida com fogo de verdade, ela produz calor e esquenta objetos e a área ao seu redor.

Por isso, se resolver colocar em casa uma lareira, lembre-se de proteger o acesso a ela, principalmente enquanto estiver ligada ou acessa.

Fora isso, é aproveitar o clima frio e desfrutar do aconchego da sua sala aquecida por uma lareira!

Para mais destes e outros modelos, acesse aqui.

Mesa Rustica