março 17, 2020

Como escolher a base para sua mesa de jantar

Está pensando em mudar um pouco sua sala de jantar e ficou na dúvida em que tipo de base usar para sua mesa de jantar? Apostar na base para sua mesa pode ser uma maneira de inovar na decoração e dar um charme extra ao seu ambiente.

Mas aí surge outra dúvida, como escolher a mesa certa para seu espaço? Vamos te ajudar a escolher a mesa de jantar certa para seu ambiente.

O primeiro passo é tem em mente que a mesa de jantar precisa estar de acordo com seu estilo de vida e seja totalmente funcional.

Separamos um passo a passo para você se guiar no momento de escolher uma nova base para sua mesa de jantar!

Mesa em madeira macica Pequia

  1. Qual o tamanho do seu espaço?

Conhecer e aceitar o tamanho do espaço é muito importante para que a mesa de jantar não ocupe espaço além da conta. É preciso deixar espaço para as cadeiras e também para a circulação de pessoas. Não adianta querer colocar uma mesa grande, para 8 pessoas, e não deixar nenhum espaço de circulação. Algumas dicas:

  • Deixe de 70cm a 90cm livres para circulação entre a mesa de jantar e os outros móveis ou paredes.
  • Se sua mesa ficar próxima a passagem, o recomendado para melhor conforto é deixar, pelo menos, um metro livre.
  1. Não se esqueça do conforto

Priorize sempre o conforto de quem vai se sentar à mesa.

Agora que você sabe o tamanho do seu espaço, pense no conforto de quem vai utilizar esse espaço. Ninguém gosta de fazer as refeições espremido em um canto ou esbarrando em quem está do seu lado, certo?

  • Para se ter uma ideia melhor do espaço e do numero de lugares, podemos considerar que cada pessoa ocupa de 60 a 75 cm da mesa.
  • Se seu espaço for menor, as mais indicadas são as mesas redondas com tampos de 1 m a 1,20 m de diâmetro para acomodar de 4 a 6 pessoas.
  • Já se você dispõe de um espaço maior e prefere mesas retangulares, pode considerar que uma mesa de 80 cm ×1,20m a 1,80m pode acomodar 6 pessoas.
  • Não se esqueça da altura do tampo e dos assentos. Uma média para o pé da mesa de jantar é de 75 a 80 cm de altura e 45cm a altura do assento.
  1. Reutilize o que você já possui

Antes de comprar uma mesa completa tente imaginar se é possível reaproveitar o tampo da mesa e as cadeiras.

Muitas vezes, trocar apenas os pés da mesa de jantar pode resolver seu problema. Imagine trocar os pés convencionais por uma linda base feita com a raiz de tronco de árvore? Ou trocar pés de metal por pés em madeira, criando um tom mais rústico e proporcionando um ar mais aconchegante a sua sala de jantar?

  1. Pense bem em qual formato e estilo será mais adequado

Se sua decisão é mesmo trocar sua mesa de estar, pense bem qual formato e estilo será mais adequado para o seu espaço.

Você pode escolher entre tampos redondos, retangulares, quadrados ou até mesmo ovais, mas lembre-se que a escolha da base é superimportante para o conforto de quem vai se sentar à mesa.

O estilo do pé de mesa deve estar de acordo com o estilo de decoração que você optou para seu espaço. Lembre-se sempre que a criatividade na hora de decorar e a mistura de alguns itens de diferentes estilos é sempre bem-vinda e pode gerar resultados maravilhosos.

Mesa cascata Pequiá

Voltando ao tipo de pé de mesa, o pé da sua mesa de jantar não pode ocupar todo o espaço, as pessoas precisam se sentar e ter conforto e espaço para suas pernas.

Algumas vezes, peças centrais e únicas podem ser uma solução bem mais adequada do que os tradicionais quatro apoios. Para tampos maiores, é mais seguro que se tenha ao menos dois pontos de apoio.


Mesa Rustica