Saiba como calcular a quantidade de lugares para uma mesa - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
abril 01, 2020

Saiba como calcular a quantidade de lugares para uma mesa

Muita gente se pergunta como calcular a quantidade de pessoas que pode ocupar uma mesa de maneira confortável, sem ficar esbarrando na pessoa do lado. Existe uma regra básica para se fazer esse calculo e que é bem conhecida de todos os arquitetos e decoradores. Mas para que você possa entender melhor a disposição de assentos em uma mesa e fazer a escolha certa para seu ambiente, vamos compartilhar essa regrinha com você.

Mesa madeira maciça Pequiá

A distância certa entre mesas e cadeiras pode até não parecer uma coisa muito importante e nem todo mundo se preocupa com isso e deixa passar despercebido. No entanto, manter a distância certa entre mesas e cadeiras em um ambiente é o que vai fazer com que ele seja um local confortável e aconchegante. O equilíbrio é uma virtude muito importante no design e que não pode ser desconsiderado, principalmente se o espaço em questão for utilizado no seu dia a dia.

Antes de falarmos da regra, é importante lembrar que planejamento é fundamental na hora de decorar sua casa ou um ambiente. E falamos de planejamento geral e não só financeiro. É preciso ter bem definido qual será a função desse espaço, se você necessita guardar objetos ali, qual será o fluxo de circulação passando por ali e vários outros pontos para que você possa escolher tanto o estilo decorativo correto quanto os objetos e mobiliário.

Base em madeira maciça Guarantã

Voltando à regra para conhecer o número de assentos adequado para uma mesa. Para fazer a conta, vamos precisar de algumas informações fundamentais que irão influenciar diretamente nesse calculo.

A primeira pergunta é “Qual o tamanho e o formato do seu espaço?”, sem essa informação vai ficar muito difícil fazer o calculo, o tamanho do espaço disponível é imprescindível.

A segunda pergunta é “Qual o formato de mesa que você gostaria de colocar ali?”. Essa é uma pergunta importante para que a decoração fique com a sua cara, mas pode acontecer do seu formato de mesa preferido não ser o mais adequado para o seu espaço. De toda forma é importante dar todos os detalhes para a pessoa que vai decorar seu ambiente para que ela possa trabalhar e deixar tudo a seu gosto.

E a terceira coisa a saber é se você quer utilizar o máximo de espaço possível para acomodar o maior número de pessoas sentadas.

Com essas informações é possível começar a calcular. Para fazer as contas de quantos assentos serão possíveis, sem deixar de lado o conforto e a comodidade de quem estiver sentado, será  preciso definir a quantidade de pessoas por metro quadrado. Mas precisamos antes considerar as seguintes medidas:

  • É essencial deixar um espaço de circulação ao redor da mesa. O indicado é que esse espaço seja de no mínimo 90 centímetros, 1,20m é o ideal, para sobre um espaço para circulação de pessoas mesmo depois de alguém se sentar na cadeira
  • O espaço livre entre uma cadeira e outra deve ser de, pelo menos, 10cm entre elas. Para que as pessoas possam se movimentar sem esbarrar umas nas outras, mas também não fiquem tão distantes. Cadeiras sem braço, geralmente, tem 45 cm de largura e as com braço, 55cm de largura.
  • As pessoas que se sentarem frente a frente precisaram de pelo menos 90 cm de profundidade para que possam se sentir confortáveis e tenham espaço suficiente para pratos, copos, talheres, etc.

Como escolha a mesa mais adequada

Agora que explicamos como fazer o calculo do número de cadeiras de uma mesa e também do espaço necessário em um ambiente, vamos falar de como escolher a mesa mais adequada para seu ambiente sem comprometer o equilibrio e o conforto dele.

Qual o melhor formato?

As mesas de formato retangular são mais fáceis de serem adaptadas e, geralmente, comportam um número maior de assentos.

As mesas quadradas e redondas são recomentadas para acomodar, no máximo, até 8 pessoas. Para um número maior que esse o espaço deve ser muito grande e a distância entre as pessoas sentadas de frente na mesa será maior e mais desconfortável.

Para deixar ainda mais fácil fizemos uma lista de medidas recomendadas para tamanhos de mesa X numero de pessoas sentadas.

Confira:

 

Mesa em madeira maciça Pequiá

Mesa de 4 lugares
Quadradas: 1,00m x 1,00m
Redondas: 1,00 m de diâmetro
Retangular: 0,90 x 1,40m.

 

Mesa em madeira maciça Pequiá
Mesas de 6 Lugares
Quadradas: 1,40m x 1,40m
Redondas: 1,20 m de diâmetro
Retangular: 1,00 x 1,80m.

 

Mesa em madeira maciça Pequiá
Mesas de 8 Lugares
Quadradas: 1,40m x 1,40m
Redondas: 1,50 m de diâmetro
Retangular: 1,10 x 2,40m.

 

Mesa em madeira maciça Pequiá
Mesas  de 10 Lugares
Quadradas: 2,00m x 2,00m
Redondas: 1,80 m de diâmetro
Retangular: 1,10 x 2,80m.

 

Não deixe de lado nem o conforto nem a funcionalidade da mesa, esses são fatores determinantes para um ambiente aconchegante e agradável.

Veja diversos modelos do que falamos neste texto, aqui!


Mesa Rustica