Muita gente se pergunta como calcular a quantidade de pessoas que pode ocupar uma mesa de maneira confortável, sem ficar esbarrando na pessoa do lado. Existe uma regra básica para se fazer esse calculo e que é bem conhecida de todos os arquitetos e decoradores. Mas para que você possa entender melhor a disposição de assentos em uma mesa e fazer a escolha certa para seu ambiente, vamos compartilhar essa regrinha com você.
A distância certa entre mesas e cadeiras pode até não parecer uma coisa muito importante e nem todo mundo se preocupa com isso e deixa passar despercebido. No entanto, manter a distância certa entre mesas e cadeiras em um ambiente é o que vai fazer com que ele seja um local confortável e aconchegante. O equilíbrio é uma virtude muito importante no design e que não pode ser desconsiderado, principalmente se o espaço em questão for utilizado no seu dia a dia.
Antes de falarmos da regra, é importante lembrar que planejamento é fundamental na hora de decorar sua casa ou um ambiente. E falamos de planejamento geral e não só financeiro. É preciso ter bem definido qual será a função desse espaço, se você necessita guardar objetos ali, qual será o fluxo de circulação passando por ali e vários outros pontos para que você possa escolher tanto o estilo decorativo correto quanto os objetos e mobiliário.
Voltando à regra para conhecer o número de assentos adequado para uma mesa. Para fazer a conta, vamos precisar de algumas informações fundamentais que irão influenciar diretamente nesse calculo.
A primeira pergunta é “Qual o tamanho e o formato do seu espaço?”, sem essa informação vai ficar muito difícil fazer o calculo, o tamanho do espaço disponível é imprescindível.
A segunda pergunta é “Qual o formato de mesa que você gostaria de colocar ali?”. Essa é uma pergunta importante para que a decoração fique com a sua cara, mas pode acontecer do seu formato de mesa preferido não ser o mais adequado para o seu espaço. De toda forma é importante dar todos os detalhes para a pessoa que vai decorar seu ambiente para que ela possa trabalhar e deixar tudo a seu gosto.
E a terceira coisa a saber é se você quer utilizar o máximo de espaço possível para acomodar o maior número de pessoas sentadas.
Com essas informações é possível começar a calcular. Para fazer as contas de quantos assentos serão possíveis, sem deixar de lado o conforto e a comodidade de quem estiver sentado, será preciso definir a quantidade de pessoas por metro quadrado. Mas precisamos antes considerar as seguintes medidas:
Como escolha a mesa mais adequada
Agora que explicamos como fazer o calculo do número de cadeiras de uma mesa e também do espaço necessário em um ambiente, vamos falar de como escolher a mesa mais adequada para seu ambiente sem comprometer o equilibrio e o conforto dele.
Qual o melhor formato?
As mesas de formato retangular são mais fáceis de serem adaptadas e, geralmente, comportam um número maior de assentos.
As mesas quadradas e redondas são recomentadas para acomodar, no máximo, até 8 pessoas. Para um número maior que esse o espaço deve ser muito grande e a distância entre as pessoas sentadas de frente na mesa será maior e mais desconfortável.
Para deixar ainda mais fácil fizemos uma lista de medidas recomendadas para tamanhos de mesa X numero de pessoas sentadas.
Confira:
Não deixe de lado nem o conforto nem a funcionalidade da mesa, esses são fatores determinantes para um ambiente aconchegante e agradável.
Veja diversos modelos do que falamos neste texto, aqui!