Entenda por que comer em uma mesa é uma atividade espiritual - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
abril 06, 2022

Entenda por que comer em uma mesa é uma atividade espiritual

Na cultura movimentada de hoje, a hora das refeições parece ser uma arte esquecida. Se alimentar as pressas pode ser ruim para nossas carteiras e estômagos, mas o mais importante é que perdemos a oportunidade de nos unirmos com nossa família.

Para os cristãos, em toda a Bíblia, é possível ver que a hora das refeições era um momento para estarmos juntos, compartilhar comida e desfrutar uns dos outros ao redor de uma mesa – e também era um momento para ensinar e transmitir sabedoria.

Visto isso, aqui estão algumas razões para comer suas refeições em torno de uma mesa de jantar. Ao tornar isso uma prática regular, você colherá os benefícios de desacelerar, estar presente e se conectar com os outros.

Desacelerar

Comer em volta da mesa desafia sua agenda lotada. O ato de sentar à mesa se posiciona contra sentimentos de estresse e ansiedade e, em vez disso, coloca suas necessidades básicas em primeiro lugar. 

É hora de fazer uma pausa em suas responsabilidades diárias e se concentrar em cuidar de seu corpo, sua mente e seus relacionamentos.

Estar presente

A tecnologia pode fazer maravilhas pela sua vida (afinal, é como você está lendo este artigo) mas também pode distraí-lo de estar totalmente presente, especialmente ao redor da mesa. 

Quando você está constantemente verificando seu e-mail, procurando as últimas ofertas de compras ou vendo como a vida de seus amigos é incrível nas redes sociais, você está roubando tempo de estar presente com seu corpo e estar ciente de suas próprias necessidades.

Comer em volta de uma mesa pode ajudá-lo a estar mais no presente. Tirar um tempo para comer sua refeição – sem seu smartphone ou outras distrações – permite que você prove os sabores de cada mordida e ouça ativamente os outros. 


Conecte-se com outros

Quando você come em movimento ou na frente da TV tem poucas chances de uma conversa de qualidade. Por outro lado, se você estiver com seus entes queridos ao redor de uma mesa, você poderá criar algumas das memórias mais preciosas que você terá ao longo da sua vida. 

As refeições à volta da mesa não têm outro objetivo que não seja comer e desfrutar da companhia dos outros. Elas também levam mais tempo, criando oportunidades de conexão. Se estiver no trabalho, convide um colega para almoçar com você. 

Se você está sentindo falta de velhos amigos, convide-os para um jantar, completo com aperitivos, prato principal e sobremesa – peça a cada pessoa que traga um prato diferente. 

Comece uma tradição familiar de sempre comer o almoço de domingo à mesa de jantar. A cada semana, uma pessoa diferente pode ser responsável pelo menu. Parece divertido, certo? 

Para fechar

Por fim, ao escolher comer suas refeições à mesa, você está escolhendo honrar e respeitar a si mesmo e aos outros. Pode ser um momento poderoso de compartilhar, desfrutar e criar memórias especiais. 

Então, da próxima vez que você sentir vontade de almoçar ou jantar em movimento, descubra uma maneira de aproveitar essa refeição com um pouco mais de intencionalidade e com pessoas que amam e apoiam você em uma mesa de jantar confortável!


Mesa Rustica