Conheça os alimentos sagrados que não podem faltar em sua mesa - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
março 30, 2022

Conheça os alimentos sagrados que não podem faltar em sua mesa

Os cristãos possuem várias tradições relacionadas à alimentação, incluindo jejuns e festas desfrutadas durante feriados religiosos. Certos alimentos, porém, têm um significado sagrado e a santidade desses alimentos muitas vezes se origina em seu uso bíblico. 

O próprio ato de comer possuí seu simbolismo no cristianismo, já que a comida é um alimento para o corpo e para a alma. Alguns dos significados dos alimentos dependem de seu trabalho em conjunto, como leite e mel. Porém, mesmo separados, todos os alimentos sagrados tornaram-se símbolos dos ideais cristãos.

Se você deseja compreender melhor quais desses alimentos não podem faltar em sua mesa de jantar nos feriados religiosos, não deixe de ler este artigo!

#1. Pão e Vinho

Pão e vinho se relacionam com a Ceia do Senhor. Segundo a tradição, Jesus Cristo reservou o vinho e os pães ázimos em sua última ceia com os discípulos cristãos; Ele designou o vinho e os pães ázimos como memoriais de seu corpo e sangue.

Jesus ordenou aos discípulos que se lembrassem dele comendo pão, simbolizando seu corpo, e bebendo vinho, simbolizando seu sangue; este sacramento chama-se Eucaristia ou Comunhão. 

Uma crença católica relacionada à Eucaristia é a transubstanciação: quando um sacerdote validamente ordenado consagra o pão e o vinho, o corpo e o sangue de Cristo tornam-se presentes na substância desse alimento.


#2. Peixe

O peixe tem significado tanto como alimento quanto como símbolo. Durante os primeiros séculos depois de Cristo, os cristãos usaram um símbolo de peixe para denotar locais de encontro secretos e para identificar amigos.

A Bíblia contém referências a peixes, como a história de Jesus alimentando 5.000 pessoas com dois peixes e cinco pães. De fato, algumas culturas comem peixe como uma refeição festiva. 

Por exemplo, na véspera de Natal, os italianos tradicionalmente participam da Festa dos Sete Peixes, quando sete tipos de peixes são servidos.

#3. Azeite

Tanto um ramo de oliveira quanto o azeite têm significados espirituais para os cristãos. O ramo de oliveira serve como símbolo de paz. Isso vem da história de Noé e da Arca, quando uma pomba com um ramo de oliveira o alertou de que as águas do dilúvio haviam recuado. 

O azeite teve propósitos elevados. Existem relatos bíblicos de pessoas nos tempos antigos fazendo presentes sagrados a Deus de pão ungido com azeite. 

Para fechar

Embora existam muitos tipos de cristianismo, alguns, em particular, têm restrições alimentares religiosas a serem observadas:

  • Catolicismo. Há dias santos e períodos em que os católicos devotos jejuam. Por exemplo, carne não é permitida às sextas-feiras durante a Quaresma. E o jejum é esperado na Sexta-feira Santa e na Quarta-feira de Cinzas.
  • Cristãos ortodoxos orientais. Para os devotos, haverá jejuns semanais que exigem abstenção de álcool, ovos, laticínios, peixe, carne e azeite. Existem outros jejuns que são mais longos e mais excludentes em suas escolhas alimentares.
  • Adventistas do Sétimo Dia. São o que chamamos de lacto-ovo-vegetarianos. Isso significa que eles evitam álcool, peixe, aves e outras carnes, mas comem alguns produtos de origem animal, como ovos e laticínios.

Por fim, existem inúmeras religiões com restrições alimentares e tradições alimentares. Algumas são mais famosas que outras, porém todos precisam ser respeitados ao redor de sua mesa de jantar. Lembre-se disso!



Mesa Rustica