Mesa rústica: Dimensões, materiais, acabamentos e mais - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
abril 28, 2022

Mesa rústica: Dimensões, materiais, acabamentos e mais

Escolher uma mesa rústica para sua casa pode parecer tão importante e pessoal quanto escolher uma obra de arte ou, até mesmo, sua roupa de casamento.

Além das escolhas criativas envolvidas, como escolher cores e formas, existem algumas considerações básicas para a funcionalidade cotidiana do item. Pensando nisso, neste artigo iremos responder algumas das dúvidas mais frequentes a respeito das mesas rústicas.

Qual é a largura ideal para minha mesa rústica?

A largura ideal de uma mesa rústica depende do número de pessoas que você terá que acomodar, bem como do tamanho do seu ambiente interno ou área externa.

Separamos a seguir uma lista de tamanhos de largura recomendados com base no número de ocupantes, tanto para mesas rústicas retangulares quanto para mesas rústicas redondas:

  • 4 pessoas | 1,20 cm (retangular) | 1,20 m (redonda)
  • 6 pessoas | 1,60 cm (retangular) | 1,40 m (redonda)
  • 8 pessoas | 2,00 cm (retangular) | 1,80 m (redonda)
  • 10 pessoas | 2,80 cm (retangular) | 2,60 m (redonda)



Vale lembrar que os tamanhos podem variar de modelo para modelo e esta lista é apenas uma média para você obter um parâmetro de comparação – é possível haver uma variação de até 20 cm para mais ou para menos em cada categoria.

Que tipo de madeira devo escolher para a minha mesa rústica?

A seleção de um tipo de madeira para a sua mesa rústica envolve encontrar um equilíbrio entre aparência, durabilidade e custo. É preciso levar em consideração este tripé ao definir esta característica tão importante quanto o tamanho.

Aparência

Para uma mesa rústica com características únicas a madeira recuperada é uma escolha popular. Outras madeiras, como bordo, darão à sua mesa uma aparência clássica sem detalhes rústicos.

Madeiras com granulação, como carvalho, possuem um acabamento manchado com um toque mais natural. Se você preferir sua mesa pintada, escolha uma madeira com menos nós.

Durabilidade

Se você está preocupado com o desgaste diário da sua mesa rústica, considere a dureza da madeira que você escolherá. Madeiras mais macias, como pinho ou álamo, podem ser mais suscetíveis à mossas.

Custo

Para mesas rústicas, quanto mais dura a madeira, maior o custo. O pinho e o álamo são as madeiras mais baratas, enquanto ipês, mogno e jacarandá custam consideravelmente mais caro.

As mesas de madeira recuperada, também costumam ser mais baratas do que as mesas de madeira tradicional e trazem um estética muito atraente.

Qual é o acabamento mais durável?

Um revestimento transparente sobre um acabamento manchado é o tipo de superfície mais durável quando falamos em tampos de mesa rústica. Porém, lembre-se de que qualquer grande dano superficial a este acabamento pode exigir reparo profissional.

Seja qual for o acabamento que você escolher, recomendamos o uso de jogos americanos, bases para copos e toalhas de mesa para mantê-la livre de anéis de água ou marcas de queimadura.

Para efetuar a limpeza use uma esponja húmida e seque com um pano limpo e macio. Por fim, não use produtos de limpeza ou solventes independente de qual for o acabamento escolhido.


Mesa Rustica