Elegância e Criatividade para Ambientes Rústicos - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
setembro 18, 2019

Elegância e Criatividade para Ambientes Rústicos

Quando falamos em estilo rústico logo vem a cabeça uma decoração mais despojada, sem muita preocupação com tendências e com um apelo natural muito presente e marcante. Isso não quer dizer que os ambientes decorados no estilo rústico tem a mesma cara e seguem sempre essa estética. É possível incorporar novos elementos sem sair do estilo rústico e criar um ambiente único e super exclusivo.

Base de Raiz

Vamos te dar algumas ideias e você vai ver que não é nada complicado!

A base da decoração rústica sempre será a simplicidade e as formas mais tradicionais, mas podem ganhar novos ares e um visual mais arrojado se combinada com peças de estilo moderno e peças mais sofisticadas e até mesmo de design.

Ambiente rústico e elegante

Hoje em dia é muito fácil encontrar tecnologia e materiais rústicos dividindo o mesmo espaço e criando um ambiente decorado de forma mista e que o torna um ambiente único e cheio de personalidade.

Um exemplo muito utilizado atualmente para esconder os cabos e os fios dos aparelhos tecnológicos, são painéis de madeira que cobrem toda a parede, claro que também servem como estantes. Esses painéis podem ser feitos com madeira de demolição ou ter texturas e cores mais terrosas para manter a linha estética da decoração de estilo rústico. Essa combinação dá toda a modernidade e sofisticação que o ambiente precisa sem perder o ar aconchegante promovido pelos itens mais rústicos.

Mesa Rustica Pequiá

Muitos decoradores e arquitetos consideram o uso de materiais naturais em ambientes contemporâneos uma evolução do mercado e algo muito positivo. Acreditam que a junção do rústico com o moderno quebra um pouco a monotonia do elegante, são complementares e não denigrem o projeto decorativo.

No entanto, quase todos os profissionais tem a mesma opinião: é preciso ter cuidado para não errar a mão e cometer excessos. A beleza de um objeto mais natural e rústico como a madeira ou um tijolo de demolição, por exemplo, está justamente na desigualdade, na quebra da monocromia e das texturas, influenciadas pela “idade” do material. Porém, quando usado em forma excessiva, acaba completamente com a elegância do ambiente

O estilo de decoração rústico elegante favorece materiais clássicos e sofisticados como a madeira, o couro, a camurça e também acabamentos em dourado. É claro que cores como branco, cru e tons de marrom podem ser utilizadas com o intuito de deixar o espaço mais acolhedor, porém sem perder sua elegância.

Outra boa opção para criar um visual exclusivo e imponente é apostas em mobiliário vintage, que valoriza o estilo decorativo de outras épocas. Combinando sempre com estofados e peças revestidas em tecidos confortáveis e de boa qualidade para garantir conforto e elegância.

A iluminação do ambiente também precisa ser planejada com atenção para que destaque os objetos desejados e confira ainda mais o ar aconchegante e requintado. Os lustres também fazem parte da decoração, por isso é importante saber qual será o estilo adotado. Luminárias rústicas são mais robustas, porém conferem uma elegância única ao espaço.

Fique atento aos detalhes, plantas ajudam a dar vida ao ambiente, bem com almofadas de cores mais quentes ou até mesmo de estampa florida.


Mesa Rustica