Decorando sua cozinha com Madeira Maciça - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
maio 08, 2019

Decorando sua cozinha com Madeira Maciça

Saiba como decorar sua cozinha com bancadas de madeira

Bancada de Cozinha Akangatú (180 x 40) - Loja de Móveis de Madeira Maciça. Moveis Rusticos

Quem é que não espera o fim de semana chegar para poder aproveitar sua casinha? Tomar um café da manhã sem pressa, bem relaxado em sua própria cozinha, ler o jornal ou bater um papo tranquilo com a família.

Melhor ainda se o ambiente for aconchegante e acolhedor, não é mesmo?

A cozinha é o espaço da casa preferido de muita gente, por isso, sua decoração não pode ficar de lado. O ambiente deve ter conforto e praticidade, sem perder o charme e a elegância.

 

Já imaginou sua cozinha com uma linda bancada de madeira?

A madeira é muito conhecida e utilizada por ser um material nobre e bem versátil que pode ser adaptada em qualquer estilo de decoração.

Bancadas de madeira nas cozinhas são muito comuns em países da Europa e também nos Estados Unidos.

A madeira como elemento natural, confere um ar acolhedor e bem convidativo ao ambiente. Dependendo do tipo de madeira que você escolher, pode ainda criar um clima mais rústico, mais relacionado ao campo, no caso de bancadas de madeira mais rústicas e robustas. Se a madeira escolhida for mais fina ou mais clara, com um acabamento mais liso o ambiente pode ganhar um ar mais moderno.

 Quando optamos por usar uma bancada de madeira na cozinha, seja como base para a pia ou para o fogão, ou como uma bancada de apoio que sirva também como uma mesa, precisamos garantir que a madeira receba proteção adequada para estar ali e ter uma vida longa. Ou seja, a madeira deve estar protegida para que não fique vulnerável à umidade e a produtos químicos.

 

Bancada Karangá de Madeira Maciça (280x60) Madeirado

 

Veja algumas vantagens para usar bancada de madeira em sua cozinha:

 

  • O tipo de madeira mais recomendado para bancadas de cozinha são a madeira maciça de pequiá ou imbúia, madeiras mais resistentes.
  • Uma das principais vantagens do uso da madeira para bancadas é o custo benefício. Uma bancada de madeira costuma ter um preço mais acessível do que uma bancada de mármore ou granito e até mesmo pedras industrializadas
  • A madeira dá um toque especial ao ambiente, deixando mais acolhedores e aconchegantes;
  • Por ser um material muito versátil, a madeira combina com todo tipo de estilo de decoração;
  • É um material sólido, muito resistente e com vida útil longa;

 

Desvantagens da bancada de madeira

  • A bancada de madeira precisa ser tratada e receber impermeabilização adequada para que não sofra desgastes desnecessários através do contato com a água e o calor
  • A bancada também precisa receber tratamento para evitar que seja infestada por cupins e brocas
  • Se a madeira escolhida tiver uma textura mais rústica, a limpeza precisa ser redobrada, para que não deixe acumular sujeira

 

Cuidados para manter sua bancada de madeira bem conservada

  • A madeira é um material que exige mais cuidado do que pedras, por exemplo. Seguindo essas dicas, você não vai ter problema em manter sua bancada de madeira da cozinha sempre bonita.
  • Cuidado com objetos cortantes e pontiagudos que possam deixar marcar e arranhar sua bancada. A madeira é um material mais macio que a pedra e por isso, pode ser facilmente marcada.
  • Ë importante fazer a manutenção da bancada regularmente, antes que ela descasque. Assim você evita que o contato direto com a água ou até mesmo óleo, danifique a peça. Refazer a impermeabilização e também dedetizar o ambiente contra cupins
  • Evite apoiar diretamente sobre a bancada panelas e objetos muito quentes, eles podem acelerar o desgaste do verniz.
  • Use produtos específicos para a limpeza de madeiras, de preferência neutros.

 

Agora é só escolher o modelo que você mais gosta e sua cozinha vai ficar um charme.


Mesa Rustica