Maio 15, 2019

Sustentabilidade x Decoração

Decoração e sustentabilidade

Os projetos de decoração de uma casa ou de ambiente de trabalho muda de acordo com a tendência da época. Novas tendências tendem a incorporar novos elementos e materiais diversificados em um projeto decorativo. A tendência moderna é, cada vez mais, aliar sustentabilidade ao conforte de um projeto novo. A sustentabilidade vem sendo discutida em vários setores da vida cotidiana e não poderia ficar de fora quando tratamos do nosso ambiente residencial e até mesmo profissional.


 

Cada vez mais, as novas gerações vêm se preocupando com o planeta e buscando soluções para que o impacto das nossas ações ao ambiente seja reduzido e minimizado. Quando falamos em sustentabilidade, o queremos dizer é que a busca do ser humano em continuar a desempenhar as suas atividades, gerando cada vez menos desgaste a natureza, deve ser constante. Um bom exemplo, é a redução da extração de recursos naturais e aproveitamento de materiais com sua reutilização.

O que é decoração sustentável

Como podemos aplicar a sustentabilidade na hora de decorar nossa casa? Não é difícil de entender. Imagine que ao invés de descartar todos os móveis e objetos que você já tem, você vai reutilizá-los, talvez com uma repaginada, uma nova cor, mas sem ter que comprar tudo novo.

 Mas é só isso? Você pode estar se perguntando.

Claro que não. O consumidor moderno tem uma atitude sustentável e busca essa mesma atitude em seus fornecedores. Ao contrário do que se imagina, uma decoração sustentável não se trata apenas de reutilizar objetos como garrafas de vidro, paletes ou outros materiais que antes jogávamos no lixo. Trata-se da escolha consciente dos materiais que vamos usar em nossa decoração, levando em conta o seu impacto na natureza.

 

Se decidiu renovar sua casa e trocar a cor das paredes, pensando na sustentabilidade do planeta e no meio ambiente, você optaria por tintas de um fabricante que não utiliza solventes e possui selos de certificação ambiental, ou por outra qualquer?

 Imagine ainda, que você realmente precise comprar novos objetos e móveis para sua casa. Como parte da decoração da sua sala de jantar, o projeto prevê uma linda mesa de madeira. Com qual fabricante você vai escolher comprar sua mesa? Com aquele que tem certificação do IBAMA, utiliza madeiras de demolição ou de reflorestamento e se preocupa com o meio ambiente, certamente.

 

Cada dia que passa mais pessoas buscam saber mais sobre seus fornecedores, se eles agem de acordo com esse novo pensamento ou se não se preocupam com a sustentabilidade do planeta.

 Nesse contexto moderno de decoração, o mercado precisou evoluir e já é possível encontrar itens com pisos sustentáveis que usam o eucalipto, peças feitas de bambu, que tem a capacidade de crescer e se alastra com muita rapidez, sem que seja necessário extrair a raiz.

 A madeira de demolição tem também um papel muito importante nesse novo cenário. Todo o material retirado de um imóvel que será demolido pode ser aproveitado, evitando que novas árvores sejam cortadas. Claro, antes precisa receber tratamento para eliminar e evitar pragas, recuperar sua vivacidade e prolongar sua vida útil.

Existem peças lindas disponíveis no mercado e com um preço até salgado.

A sustentabilidade é hoje um conceito para a vida moderna e de novas gerações, impossível se manter fora dessa nova tendência.

E por isso, que nós da Madeirado nos preocupamos tanto com a procedência de nossa matéria prima e em manter nossa certificação ambiental sempre em dia. Queremos promover em conjunto com nosso clientes e parceiros a sustentabilidade em prol de uma melhor qualidade de vida.


Mesa Rustica