Nem todo mundo acredita que o material e também a disposição dos móveis e objetos dentro de uma casa influenciam bastante na energia dela. Uma arte chinesa muito tradicional e cada vez mais difundida, chamada Feng Shui, dá suporte tanto a arquitetura quanto a decoração de uma casa e seus ambientes.
Segundo o Feng Shui, cada espaço de uma casa deve ser organizado de forma que todos os espaços da casa fiquem em
harmonia.
Os princípios da arte do Feng Shui consideram a presença de campos magnéticos e energéticos criados não só pela disposição dos
móveis, mas também pelo tipo de matéria que vamos usar. Os seguidores dessa arte, escolhem decorar suas casas de forma consciente, para proporcionar o bem-estar e a harmonia entre os que vivem nessa casa. O Feng Shui também pode ser aplicado no ambiente de trabalho, como consultórios e escritórios. Para que você possa
decorar sua casa de forma consciente e promover a harmonia e o equilíbrio, separamos algumas dicas bem interessantes sobre a arte do Feng Shui:
1. Organização
A primeira coisa que o Feng Shui leva em consideração é a ordem. Por isso, antes de trocar seus móveis de lugar só porque acha que vai ficar melhor assim, pense antes nos objetos que você realmente precisa que estejam nesse ambiente. Livre-se do que for supérfluo. Acumular objetos que você não usa gera desordem e impede o fluxo de energia positiva.
2. Cores
Quem é que nunca se cansou da cor da casa e das paredes internas e decidiu
mudar tudo? Antes de fazer isso, escolha a cor adequada para cada ambiente.
O aconselhado é manter o vermelho ou laranja na sala, pois facilitam o
diálogo com a família ou amigos. O azul e o verde são indicados para os quartos,
já que promovem o relaxamento e uma qualidade melhor do sono. O rosa
estimula o romance e a paixão. O amarelo está ligado ao apetite e a energia para
enfrentar o dia, por isso é muito indicado para a
cozinha.
3. Material
O Feng Shui sugere que a decoração da casa e de um ambiente seja feita com a
maior quantidade possível de materiais naturais, como madeira, pedra, vidro ou
metal. Evitando materiais industrializados como plástico, por exemplo.
Saiba como e onde usar a madeira segundo o Feng Shui:
Para o Feng Shui, cada elemento influencia o ambiente de uma determinada forma e isso também se aplica as pessoas que ali vivem. O efeito da madeira na decoração de uma casa é reforçar o crescimento pessoal e liberar a intuição, criatividade, abundância e expansão.
Veja agora como aproveitar melhor as propriedades desse elemento:
A madeira pode ser usada tanto em piso, portas e janelas quanto no mobiliário. Para o Feng Shui, aconselha-se a utilização da
madeira na área oriental da casa, ou seja, no Sul e Sudeste
4. A Disposição dos Móveis
A maneira como você vai dispor dos móveis dentro de um ambiente é um dos princípios básicos do Feng Shui. Alguns exemplos: o sofá da sala deve ser posicionado virado para a porta de entrada. Assim, quem entrar na casa vai sentir-se acolhido e bem. O encosto do sofá deve ficar perto da parede para que transmita a sensação de proteção para quem vai se sentar. Já nos quartos, a cama não deve ficar virada diretamente para a porta, dessa foram cria-se um ambiente mais relaxante e tranquilo. A porta deve ficar fora do alcance do nosso olhar quando vamos dormir.
5. Os Espelhos
É preciso ter um pouco mais de cuidado com os espelhos, eles podem obstruir a
circulação da energia positiva pela casa. Seguindo as regras do Feng Shui, nos quartos não devemos ter espelhos expostos, espelhos próximos a cama reduzem a qualidade do sono. Por isso, aconselha-se que os espelhos fiquem do lado interna da porta do guarda-roupa.