Como montar uma mesa de jantar: Do básico ao formal - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
novembro 10, 2021

Como montar uma mesa de jantar: Do básico ao formal

Pôr a mesa é muitas vezes uma tarefa feita de última hora que pode fazer com que você se pergunte sobre a colocação correta de talheres, pratos, guardanapos e copos.

Não acrescente estresse aos seus planos de jantar e mantenha o foco na comida, na sua família e nos amigos com essas sugestões de montagem de mesa super fáceis.

Faça uma configuração básica para estabelecer um clima casual para seu jantar. Para um ambiente mais formal, adicione mais peças. Traga pratos, talheres, copos e outras peças para a mesa, conforme descreveremos a seguir.

Configuração de montagem para uma mesa básica

Essa configuração é apropriada para a maioria das ocasiões, sendo extremamente simples de montar. Você apenas deve adicionar as peças básicas conforme for necessário.

O prato é posicionado no centro e todo o resto é colocado ao redor dele. Em seguida, os talheres devem ser dispostos ao redor do prato seguindo o padrão:

  • À esquerda do prato fica o garfo;
  • À direita do prato estão a colher e a faca. A faca é sempre posta à direita do prato. Sua ponta afiada voltada para o prato. Enquanto à direita da faca está a colher;
  • Um copo de água fica acima da faca.

Os guardanapos podem ser colocados sob os garfos ou no prato para um ambiente informal.

Configuração de montagem para jantares ou lanches

Basta começar com uma configuração básica e adicionar a ela estes itens:

  • Se uma salada for servida, o garfo da salada é colocado à esquerda do garfo de jantar. Elimine o garfo de salada se nenhuma salada for servida ou coloque-o à direita do garfo de jantar para usar como garfo de sobremesa, se apropriado.
  • Se for servida sopa, coloque a tigela no prato e uma colher de sopa à direita da colher;
  • Os pratos de salada devem fica à esquerda dos garfos. Posicione os pratos de manteiga acima dos garfos e, após isso, disponha o espalhador de manteiga sobre o prato;
  • A xícara e o pires devem ficar acima das colheres com a alça voltada para a direita. Os copos de água, ou de vinho dependendo do caso, devem ser posicionados à esquerda da xícara de café.

Configuração de montagem para refeições formais

Comece com o mesmo cenário anterior para um jantar ou almoço informal. Após isso, acrescente mais detalhes usando as seguintes ideias:

  • Os copos de vinho branco e tinto (se necessário) junto com os copos de água estão posicionados à esquerda da xícara de café;
  • As colheres de bebida, sopa e/ou sobremesa estão à direita da faca ou podem ser levadas para a mesa quando a sopa ou sobremesa for servida;
  • Para enfeitar ainda mais, coloque um guardanapo sob o prato.

Considerações finais

Por fim, é sempre bom ter saleiros e pimenteiros sobre a mesa e, se houver espaço, velas em castiçais, flores frescas em um vaso ou uma pequena tigela de frutas para fins decorativos.

Termine o visual garantindo que tudo está devidamente alinhado e todos os talheres estão combinando.

Se você deseja ir além, faça seus convidados se sentirem ainda mais especiais, colocando um cartão com o nome deles diretamente acima da colher de sobremesa, colocado entre o sal e a pimenta.

Pôr a mesa pode parecer uma tarefa intimidante, especialmente se você nunca aprendeu a fazer isso, mas temos certeza que com as dicas que compartilhamos neste artigo você será capaz de fazer isso com maestria.


Mesa Rustica