Decoração rústica: O que isso realmente significa? - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
novembro 03, 2021

Decoração rústica: O que isso realmente significa?

Um estilo intimamente ligado à simplicidade e aos elementos naturais, a decoração de estilo rústico nunca sai de moda e é muito utilizada para decorar desde casas a lojas e hotéis, bem como para espaços abertos como jardins e varandas.

Quer seja aplicado no interior ou no exterior, é certo que será sempre um mix harmonioso de natureza, conforto e tranquilidade.

Se você é apaixonado por esse estilo único, lembre-se de que não precisa morar no campo para poder aplicá-lo a um ou mais cômodos da sua casa. Aqui estão alguns detalhes que você não pode perder se planeja dar à sua casa uma decoração naturalmente surpreendente!

Matérias-primas e cores predominantes

A madeira é a matéria-prima chave eleita na hora de criar um estilo rústico. Utilizado em móveis, pisos, portas, paredes e janelas graças ao aspecto natural que proporciona, é ainda melhor quando tem nós e veios particularmente visíveis.

Incluir outros elementos naturais, como plantas, cascas de árvores, galhos e folhas secas, também pode ser um excelente complemento.

Enquanto tijolo e pedra podem ser frequentemente vistos nas paredes, outro material muito versátil - cimento queimado - também é frequentemente usado em pisos, paredes e bancadas.

Detalhes de ferro em abajures e pés de banco e cadeira se encaixam perfeitamente no resto da decoração, assim como o couro quando usado em sofás ou tapetes.

Quando este estilo atemporal é usado para decorar espaços, o que mais se destaca neles é o predomínio de cores claras e neutras como branco, bege, marrom e cinza, pois combinam bem com qualquer outra característica.

Móveis, detalhes decorativos e iluminação

Este estilo exige características mais orgânicas e geralmente menos ousadas, embora possam ser muito elegantes e acolhedores. Não há opção melhor do que usar móveis de madeira (tanto quanto possível!), Sejam em mesas, sofás ou poltronas.

Se algumas dessas peças apresentam imperfeições, estão visivelmente gastas ou velhas, convém misturá-las com peças novas ou mesmo outros estilos decorativos. Eles com certeza criarão um visual fantástico!

Materiais naturais como couro, lã, bambu, cortiça, tecidos e latão, assim como peles ou tapeçarias de couro, podem ser elementos chave que realmente trazem algo especial à sua decoração, conferindo-lhe personalidade e aquele toque especial de acabamento.

Sem, é claro, esquecer a iluminação - um detalhe que nunca pode ser dado como certo em nenhum projeto de design, pois tem o poder de transformar qualquer ambiente.

Este estilo é caracterizado por seu visual confortável e aparentemente despreocupado, que é criado a partir de peças texturizadas que não são acabadas nem polidas, parecendo requintadas quando misturadas com peças extraídas de outros estilos (do moderno ao minimalista ou industrial)

Praticidade e propósito

Você provavelmente já percebeu que, com design de interiores rústico, tudo tem um propósito; todos os itens têm uma razão de estar lá. Isso não quer dizer que você não pode usar acessórios com amor, mas manter os ambientes práticos e funcionais.

Se você exagerar nos acessórios com peças que não evocam as funções de uma sala, com certeza criará uma sensação confusa de decoração rústica.

Ideias de decoração para salas de estar geralmente incluem acessórios lúdicos, arte e bugigangas. Já as ideias de decoração rústica para salas de jantar também devem incluir muitos lugares para sentar para manter os visitantes aconchegados.

Seja qual for o ambiente que você esteja recriando com um espírito rústico, esperamos que as dicas que compartilhamos aqui possam ajudá-lo a criar uma estética rústica linda e funcional.


Mesa Rustica