Dicas de decorações rusticas com lareiras - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
dezembro 18, 2019

Dicas de decorações rusticas com lareiras

A decoração rústica traz a característica de deixar um ambiente aconchegante e confere a ele muito charme e elegância e pode até ter influencia na nossa qualidade de vida, nos deixando mais próximos da natureza e de nossas origens.

Quando se pensa em decorar uma casa ou um ambiente não podemos deixar de lado o conforto e a praticidade de um ambiente. Um elemento natural que imediatamente nos faz pensar em aconchego são as lareiras, nada mais rústico e acolhedor que uma sala com uma lareira em um diazinho frio, não acha?

Mas para montar um espaço com lareira e uma decoração rústica é preciso tomar alguns cuidados e ter cautela para não exagerar na dose. Esse excesso faz com que algumas pessoas cometam alguns erros e, ao invés de criar um ambiente intimista e aconchegante, acabam criando um ambiente confuso, com aparência de feio e desorganizado.

Mesa de Centro rustica com lareira

Cuidado com os exageros!

Geralmente, a ideia é criar um ambiente agradável, aconchegante e acolhedor, por isso a simplicidade é a maior aliada na hora de pensar na decoração do seu espaço. Exagerar nas peças e objetos decorativos vai deixar o ambiente poluído e sobrecarregado e ainda é bem possível que fuja completamente da base estética do estilo rústico também.

Mesa de centro rustica com lareira

Para área da lareira, mantenha apenas o necessário para sua utilização. Os utensílios são peças lindas e que fazem parte da decoração rústica, mas não exagere na dose ou vai parecer muito mais uma loja de objetos do que um espaço para receber os amigos e relaxar dentro de sua casa.

Tijolo Aparente

Utilizar paredes de tijolo aparente é muito característico no estilo de decoração rústica, confere todo um charme para o ambiente, imagine o quão aconchegante ficaria sua área de lareira com uma parede de tijolinhos aparentes?! Claro que é possível mesclar itens marcantes da decoração rústica com itens mais modernos, como nesse caso, o uso de uma lareira não convencional, que seja elétrica ou a gás, por exemplo. O que vale é que seu ambiente fique bonito, elegante e muito aconchegante.

Mas, caso você não goste muito da cor natural dos tijolos, ou dos tons mais terrosos, ou acha que precisa clarear um pouco sua sala, a opção é pintar a parede de branco e deixar a textura dos tijolos aparentes, fica super bonito também.

Móveis de Madeira

Geralmente, o ambiente onde está a lareira tem por si só um ar aconchegante e mais clássico, por isso, os móveis e acabamentos feitos em madeira ou maciça ou de demolição são frequentes. Algumas pessoas optam por deixar aparente as vigas de madeira que sustentam a construção e compõe a decoração do espaço.

Móveis como mesinhas de centro e sofás em madeira também são muito apreciados e combinam com esse tipo de ambiente, lembre-se que o conforto aqui é indispensável!

Mesa de centro rustica Imbuia

Se a lareira for uma lareira tradicional, que usa lenha e tem fogo de verdade, pense nos objetos de manuseio dela também como objetos que compõe a decoração rústica do espaço. E nesses casos a segurança não pode ser deixada para trás. É preciso garantir a segurança com grades na frente da lareira para que ninguém se aproxime demais e com isso assegurar os momentos de relaxar com amigos e família.

Não se esqueça das Plantas

O verde é um elemento natural Indispensável na decoração rústica, seja ele em qualquer ambiente. Por isso, mesmo na área da lareira você pode pensar em colocar vasos grandes de folhagem robustas. Eles vão compor seu ambiente e dar um toque mais que especial, deixando o ambiente mais natural também.

Mesa de centro rustica Imbuia


Mesa Rustica