Nos últimos meses diversas árvores caíram em São Paulo decorrente as chuvas. Essas árvores viram lixo. São jogadas fora como se não tivessem valor algum, são soterradas em aterros sanitários.
A prefeitura não dá o mínimo valor a essas árvores após a queda, não faz nenhuma pesquisa em cima daquela árvore caída para saber seu valor, e são árvores nobres que poderiam ser muito bem utilizadas. Eles consideram como lixo orgânico. Quando questionados sobre isso, a Secretaria de Coordenação e Subprefeituras se pronunciou dizendo: “Normalmente, só ocorre queda de árvores que estejam em mau estado fitossanitário, por isso não existe nenhum tipo de seleção dos troncos. ”
A equipe do UOL Noticias Cotidiano realizou uma pesquisa para investigar o que se diz: “[...] Das mais de vinte árvores tombadas que a reportagem do UOL registrou, apenas um eucalipto e uma tipuana estavam infestados por cupins. As árvores cujas madeiras são classificadas como "de lei" têm dureza e proteção naturais contra os animais xilófagos (comedores de madeira). [...]”. Ou seja, há um desperdício enorme!
Além disso, quando alguém tenta reaproveitar essa madeira pedindo a autorização da prefeitura, é negado. Muitas árvores caídas em 2014 ainda não haviam sido recolhidas no inicio do ano, portanto, é uma madeira que ou vai para o lixo ou fica parada.
Não devemos deixar que isso aconteça com nossas árvores, ao que aparenta, a maioria da população ignora esses fatos. Vamos salvar a nossa natureza! Nós da Madeirado queremos que essas madeiras, essas árvores que um dia encantaram nossas ruas, passem a ter uma nova importância. Saiba mais sobre nossas madeiras em “De onde vem nossa madeira?”