Hoje em dia, a maioria de nós está mais consciente da importância das árvores. Seu papel em nosso bem-estar contínuo é aceito e apreciado, embora ainda dependemos delas para a madeira que fornecem.
A madeira é um material com muitos usos e aplicações em nossas vidas, especialmente quando se trata de móveis. Através de uma gestão sustentável, podemos continuar a usar madeira sem arriscar ainda mais o meio ambiente.
Podemos ajudar o meio ambiente aprendendo mais sobre os diferentes tipos de madeira e suas qualidades. A seguir forneceremos alguns detalhes sobre uma seleção de tipos de madeira, suas características e usos.
Existem algumas categorias diferentes quando se trata de móveis de madeira. Saber a diferença entre madeira dura, madeira macia e madeira manufaturada ajudará você a escolher uma peça de qualidade para qualquer ambiente da sua casa.
A madeira dura é uma madeira mais densa e de maior qualidade que, normalmente, vem de árvores de crescimento mais lento. As madeiras duras mais comuns incluem carvalho, cerejeira, bordo, mogno e nogueira.
A madeira macia é uma madeira mais maleável que, normalmente, vem de árvores perenes que crescem mais rapidamente. Exemplos de madeiras macias comuns incluem cedro e pinho.
A madeira manufaturada, também chamada popularmente de ‘compensado’, é feito pegando várias folhas de madeira macia e combinando em uma única peça; geralmente o material é mais barato, porém menos durável.
Diferentes tipos de madeira disponíveis na natureza possuem diferentes propriedades, cor, textura e resistência. Como consumidor, é importante conhecer os diferentes tipos de madeira e suas aplicações para suas próximas compras. Para ajudá-lo nessa tarefa a seguir separamos os tipos mais populares de madeira utilizados em móveis:
A fabricação de móveis mudou significativamente ao longo dos anos, com peças de qualidade se tornando mais obsoletas à medida que a produção em massa se tornou o padrão da indústria.
Os fabricantes, normalmente, produzem móveis em grandes quantidades para manter os custos baixos, enquanto os móveis artesanais são feitos à mão e cuidadosamente trabalhados com materiais de alta qualidade que podem resistir ao teste do tempo.
Os móveis artesanais não são apenas de melhor qualidade, mas também são melhores para o meio ambiente e mais socialmente responsáveis. Outro bônus? Móveis artesanais ou antigos podem se tornar mais valiosos com a idade e têm uma singularidade que muitas vezes falta em peças produzidas em massa.