Embora uma definição de madeira mac6iça universalmente aceita seja impossível de achar, muitas delas são conhecidas por sua densidade, o que a torna o material perfeito para projetos que exigem altos níveis de durabilidade e resistência.
Neste artigo esperamos responder a todas as suas perguntas sobre madeira maciça, incluindo os diferentes tipos disponíveis no mercado, seus usos, prós e contras e a diferença amplamente questionada entre esse tipo de madeira e a madeira macia.
Existem muitas espécies de madeiras maciças no mundo, mas dependendo da sua proveniência elas podem ser classificadas em três tipos principais: europeias, tropicais e temperadas.
A primeira coisa que você precisa saber é que, apesar de seus nomes, a madeira dura e a madeira macia não são classificadas de acordo com a dureza.
A madeira de balsa, por exemplo, é considerada uma das madeiras mais leves do mundo e, no entanto, é classificada como madeira dura.
Em vez disso, a madeira pode ser classificada como madeira dura ou madeira macia, dependendo de suas características físicas. Isso varia de acordo com o tipo de árvore de onde vem a madeira e a forma como ela se reproduz.
Por um lado, a madeira dura vem de árvores de folha caduca, como freixo, faia, olmo, cerejeira e amieiro, enquanto a madeira macia vem de gimnospermas, como pinheiros, cedros e abetos, que são plantas sem flores que produzem sementes.
Se você está debatendo se deve ou não usar madeira maciça, a melhor solução é primeira investigar os prós e contras do material:
A principal conclusão aqui é que quando se trata de falar sobre tipos de madeira, existem duas categorias principais: a madeira dura e a madeira macia. Em cada uma dessas duas categorias de madeira existem diferentes tipos de madeira ou espécies, cada uma com suas propriedades que podem ajudar a identificá-las.