Madeira maciça: Tipos, usos, vantagens, desvantagens e mais. - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
novembro 09, 2022

Madeira maciça: Tipos, usos, vantagens, desvantagens e mais.

Embora uma definição de madeira mac6iça universalmente aceita seja impossível de achar, muitas delas são conhecidas por sua densidade, o que a torna o material perfeito para projetos que exigem altos níveis de durabilidade e resistência.

Neste artigo esperamos responder a todas as suas perguntas sobre madeira maciça, incluindo os diferentes tipos disponíveis no mercado, seus usos, prós e contras e a diferença amplamente questionada entre esse tipo de madeira e a madeira macia.

Quais são os diferentes tipos de madeira maciça que existem?

Existem muitas espécies de madeiras maciças no mundo, mas dependendo da sua proveniência elas podem ser classificadas em três tipos principais: europeias, tropicais e temperadas.

  • Madeiras Europeias. Geralmente provenientes da Croácia, França e Alemanha, as madeiras europeias são, principalmente, o carvalho e a faia. Embora o carvalho possa ser usado em ambientes internos e externos, sugerimos que a faia é mais adequada para uso interno. Se você decidir optar por esse tipo de madeira maciça, ficará feliz em saber que a maior parte da madeira europeia exportada para o mundo está em conformidade com os critérios PEFC de manejo florestal sustentável.
  • Madeiras Tropicais. Originárias da África, Ásia e América do Sul, as espécies mais comuns são Kapa, ​​Cumaru e Sapele. Estas são uma escolha popular para projetos que demandam mais resistência.
  • Madeiras Temperadas. Como o nome sugere, são provenientes de florestas temperadas localizadas nos EUA, Canadá, China, Japão e algumas partes da Europa. Você pode escolher entre espécies como freixo, cerejeira e bordo, todas altamente duráveis.


Madeira dura vs madeira macia

A primeira coisa que você precisa saber é que, apesar de seus nomes, a madeira dura e a madeira macia não são classificadas de acordo com a dureza.

A madeira de balsa, por exemplo, é considerada uma das madeiras mais leves do mundo e, no entanto, é classificada como madeira dura.

Em vez disso, a madeira pode ser classificada como madeira dura ou madeira macia, dependendo de suas características físicas. Isso varia de acordo com o tipo de árvore de onde vem a madeira e a forma como ela se reproduz.

Por um lado, a madeira dura vem de árvores de folha caduca, como freixo, faia, olmo, cerejeira e amieiro, enquanto a madeira macia vem de gimnospermas, como pinheiros, cedros e abetos, que são plantas sem flores que produzem sementes.

Vantagens e desvantagens da madeira maciça

Se você está debatendo se deve ou não usar madeira maciça, a melhor solução é primeira investigar os prós e contras do material:

Prós:

  • Extremamente durável;
  • Maior resistência;
  • Baixa manutenção necessária e fácil de reparar;
  • Maior resistência ao fogo.

Contras:

  • Um pouco mais caro que a madeira macia;
  • Mais difícil de trabalhar devido à sua densidade;
  • Se usado para pisos, pode ser barulhento ao caminhar sobre ele.

Para fechar

A principal conclusão aqui é que quando se trata de falar sobre tipos de madeira, existem duas categorias principais: a madeira dura e a madeira macia. Em cada uma dessas duas categorias de madeira existem diferentes tipos de madeira ou espécies, cada uma com suas propriedades que podem ajudar a identificá-las.


Mesa Rustica