Mitos sobre o uso da madeira na decoração - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
setembro 03, 2020

Mitos sobre o uso da madeira na decoração

 

Quando decidimos mudar a decoração da nossa casa ou de um ambiente é comum buscarmos opiniões de amigos ou parentes antes mesmo de procurar um profissional da área.

Claro que é bom saber o que as pessoas que vão utilizar esse espaço esperam, mas cuidado com os mitos que existem na área de decoração.

 

Existem muitas histórias que não passam de lendas e se espalham por aí de boca em boca, fazendo muita gente acredita que são verdades. Mas, você sabia que na maioria das vezes casos e essas “verdades" são apenas mitos? Pois é! Filtre bem o que você ouve e pesquise, busque ajuda de um profissional qualificado para evitar erros difíceis de serem corrigidos e que podem te custar uma fortuna mais tarde.

 

Pensando nisso, separamos uma lista de mitos que escutamos muito sobre decoração. Principalmente, aqueles mitos sobre uso da madeira na decoração. Aprender um pouco mais sobre esse tema vai te ajudar a distinguir com mais facilidade o que as pessoas comentam e afirmam ser verdade daquilo que não passa de um mito e não tem nenhum fundamento.

 

Preparados? Vamos aos mitos

 

A madeira é um dos materiais mais utilizados na decoração há anos. Impossível dizer que madeira sai de moda, mudam o design, mas não o material. Talvez por esse motivo existam muitos mitos relacionados a utilização da madeira na decoração de um espaço e como você já pode imaginar, muitas dessas histórias não são verdades.

 

Não devemos usar madeira no banheiro, muito menos no piso!

 

O piso frio, como azulejos e o porcelanato, se popularizou e é um dos mais utilizados em banheiros. Eles são resistentes a água, são fáceis de limpar e bonitos, mas isso não quer dizer que o espaço só possa ser revestido com esse tipo de material.

A madeira pode ser também uma opção, mas, é claro, vai precisar receber um tratamento especial e adequado para conviver em um espaço com muita umidade.

Bancadas de madeira também são muito utilizadas e dão um toque de requinte e beleza ao seu banheiro, principalmente em lavabos.

 Bancada de Madeira - Lavabo - Madeirado

 

Não misture madeira com outros tipos de materiais

 

Esse é um mito quase absurdo. Por se tratar de um material natural, a madeira se mistura muito bem com outros tipos de material. Nesse caso é importante conectar as pessoas da sua decoração, para que o ambiente fique harmonizado independente dos materiais utilizados.

As mesas podem ser de madeira com cadeiras estofadas ou de qualquer outro tipo de material.

Mesa de madeira macica com cadeira com camurça

Objetos modernos podem compor a decoração combinados com aparadores ou estantes de madeira maciça mesmo sendo peças de mobiliário antigas.

Vale usar o bom senso e a criatividade para criar um ambiente único e muito aconchegante que traga peças de madeira e de vários outros materiais.

 

Madeira e cozinha não combinam de jeito nenhum

 

Mais um mito fácil de ser desvendado. É possível usar madeira na cozinha sim!

Bancada de madeira macica - Cozinha

Ela pode ser utilizada nas prateleiras, nos móveis, nas mesas e cadeiras e, pasmem, no piso da cozinha também!!

Como já falamos várias vezes, a madeira é um material super resistente, não escorrega e se receber tratamento adequado para suportar tanto água, quanto a limpeza adequada de uma cozinha, ela pode ser usada no piso da sua cozinha sem nenhum problema.

E vai ficar lindo! Criar um ambiente acolhedor e aconchegante como deve ser uma cozinha.

O cuidado e a manutenção devem ser mantidos para que a vida útil do seu piso seja bem grande.

 

 

Madeira escurece muito o ambiente

 

Isso depende muito do tom da madeira que você escolher para utilizar no seu projeto de decoração. Existem madeiras de tonalidades mais caras e que ajudam a deixar o ambiente mais leve e menos escuro.

Se a opção for por uma madeira mais escura vicie pode contrabalancear com estofados de tons mais claros ou coloridos, paredes claras, espelhos, são muitas as opções.

 

Viu só como é fácil acabar com todos esses mitos sobre uso da madeira na decoração?


Mesa Rustica