Manejo sustentável
A preocupação com a preservação ambiental vem crescendo a cada ano e ganhando cada vez mais adeptos e novas soluções para o problema. Não é de hoje que muitos grupos se dedicam a lutar pela preservação da natureza e vem ganhando muitos adeptos.
O desmatamento ilegal de florestas para extração da madeira é um caso de utilização inadequada dos recursos naturais, que ainda hoje é feito de maneira assustadora, estima-se que a cada dia, cerca de 128 campos de futebol sejam desmatados ilegalmente por madeireiras clandestinas, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente.
No Brasil, podemos dizer que a região que mais sofre é a região da floresta amazônica, que já perdeu quase 20% da sua cobertura verde original — o que equivale à superfície de uma França e meia.
Uma das soluções encontradas para tentar conter o desmatamento e ajudar a preservar nossas florestas é o manejo sustentável. Mas você sabe o que é isso?
O que é o manejo sustentável: O que é? Como é feito?
Manejo sustentável é um termo relativamente novo e muita gente ainda não sabe bem o que ele significa. Por isso, resolvemos contar para vocês de uma forma bem simples e resumida o que ele quer dizer.
Em termos simples, fazer o manejo dos recursos naturais de forma sustentável quer dizer buscar formas balanceadas de utilizá-los. Formas que ao mesmo tempo, beneficiam a sua preservação e permitam, também, a sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas onde estão inseridos, incluindo da comunidade local que, no geral, depende desse recurso para sobreviver.
O manejo sustentável prevê o uso racional dos recursos naturais, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. Ele pode ser utilizado tanto em áreas florestais quanto em outros tipos de ecossistemas como a caatinga e o cerrado.
Como funciona o manejo sustentável
O primeiro passo para começar a utilizar o manejo sustentável é fazer um estudo aprofundado da área onde ele seria introduzido.
A partir daí, será possível buscar formatos de utilização dos recursos naturais que causem o mínimo de impacto. Mas a realidade social da região não pode ser deixada de fora desse estudo, afinal a população que vive nessa área será também afetada. Por isso, é muito importante que se tenha um bom planejamento de implantação do manejo sustentável, para que tudo ocorra como planejado e todos saiam beneficiados.
Todo esse processo de introdução do manejo sustentável só será considerado sustentável de verdade se as comunidades locais forem envolvidas e beneficiadas com ele. Não se pode pensar na preservação da natureza ignorando a condição de vida das comunidades do entorno, elas também fazem parte e interferem no ecossistema.
Um bom exemplo, envolve a floresta amazônica. Ela conta com muitos projetos de manejo sustentável que vem ajudando a quebrar o paradigma de que o desenvolvimento econômico da região só pode existir com a floresta se for destruída. Alguns desses projetos de manejo sustentável mostram, claramente, que com o manejo correto, até do ponto de vista puramente econômico é mais interessante manter a floresta viva, harmônica e saudável. Produtos já são desenvolvidos com matérias-primas produzidas em zonas de floresta, gerando renda para as comunidades locais.
Da mesma forma, com planejamento adequado, aplicação de conhecimento específico, uma visão social e, também uso de tecnologia a favor do meio ambiente, os ecossistemas e os recursos naturais podem ser parte do ciclo do desenvolvimento sem serem destruídos.
O manejo sustentável é uma prática que precisa ser apropriada ainda, mas um grande passo para sustentabilidade e preservação do nosso meio ambiente.