Guia de tamanho de mesas de jantar: Como calcular o tamanho ideal? - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
junho 29, 2022

Guia de tamanho de mesas de jantar: Como calcular o tamanho ideal?

A sala de jantar é um dos cômodos mais importantes da casa. Dessa forma, a mesa da sala de jantar se torna um lugar para reunir a família, socializar e desfrutar de boas refeições.

No entanto, quando as pessoas começam a pesquisar para realizar a compra de uma mesa de jantar percebem que existem inúmeras opções no mercado. Com tantas possibilidades, pode ser difícil tomar uma decisão.

O primeiro fator que você deve considerar é o tamanho. Para ajudar com isso, preparamos este mini guia para facilitar esta tarefa, além de compartilhar outras dicas que podem fazer a diferença para você no momento da compra.

Seguindo regras simples

Este guia de tamanhos de mesa de jantar segue algumas regras simples de design de interiores:

  • Você deve permitir uma folga em cada lado da mesa. Dependendo das cadeiras da sua sala de jantar, essa será a quantidade de espaço necessária para as cadeiras quando elas forem puxadas. Isso também lhe dá espaço para andar atrás dos convidados que estão sentados à mesa;
  • Além disso, não se esqueça do restante da mobília da sala de jantar. Isso inclui armários, aparadores, entre outros.

Se você procura por um cálculo mais específico, confira todos os detalhes abaixo.

Como calcular o tamanho da mesa da sala de jantar?

Se você gosta de números, existe uma maneira mais específica de calcular o tamanho certo da mesa de jantar. Para fazer esse cálculo:

  1. Primeiro, meça o comprimento e a largura da sua sala de jantar.
  2. Em seguida, subtraia um mínimo de 1,00 m do comprimento e da largura do espaço. Isso permitirá espaço para movimentação e adição de outros móveis conforme discutido acima. Você precisará de cerca 1,00 m entre a mesa e as paredes para que todos sentem de forma confortável.
  3. O número resultante são as dimensões máximas da mesa da sala de jantar. Por exemplo, se uma sala de jantar tem 3,00 m por 2,40 m de espaço, o cálculo resultante é de 2,00 m por 1,40 m. Esta é a maior mesa que pode caber confortavelmente neste espaço.

 Algumas das outras dicas úteis incluem:

  • As mesas mais versáteis são expansíveis. Estas mesas vêm com bases extras que podem ser adicionadas para acomodar mais convidados. Então, quando os convidados saem, as bases podem ser removidas;
  • Se a sala for quadrada, considere usar uma mesa redonda. Estes modelos muitas vezes ocupam menos espaço, se encaixam melhor em ambientes quadrados e também são mais fáceis de movimentar.

Encontrando a mesa de jantar certa

Por fim, as dicas acima podem ajudá-lo a encontrar a mesa do tamanho certo para atender às suas necessidades e, uma vez decidido o tamanho, você pode se concentrar em outras características da sua mesa de jantar.

Busque, dentro do tamanho ideal, adequar as características da mesa de jantar ao estilo de decoração escolhido por você. Lembre-se também que as cadeiras farão parte da sua sala de jantar e devem ser igualmente consideradas em seu planejamento.

 


Mesa Rustica