Dezembro 04, 2019

Como decorar sua mesa para o natal

O Natal é uma data muito especial e comemorada entre familiares e amigos com muito amor e alegria. Por isso, muita gente prepara a decoração tanto da noite quanto do dia  com muita dedicação e carinho.

Algumas pessoas ficam na dúvida de como decorar a mesa de Natal sem passar dos limites e sem abusar de cores ou objetos.

Bancada rustica em madeira maciça

Não existe uma regra específica para a decoração natalina, como sempre dizemos, vale usar e abusar do bom senso. Para facilitar um pouco suas escolhas e também dar algumas idéias de como decorar a casa e a mesa de Natal, separamos algumas dicas bem legais. Confira:

O Natal e suas cores

Todos nós sabemos que as cores marcantes do Natal são o verde – representado pela árvore geralmente, o vermelho – do vinho e muito usado nas bolas de Natal e enfeites como velas, o branco – que simboliza a paz e o dourado – simbolo do ouro e da prosperidade.

Base Guarantã Raiz

Essas cores permitem que a decoração fique muito alegre, mas se quiser brincar um pouco mais e incluir outras cores, não existe nada que diga que não se pode fazer.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, você pode utilizar algumas velas para decorar a mesa do Natal.

Se a toalha for branca, pode optar por guardanapos de cor verde e vermelho, pratos e copos coloridos, ou até mesmo algumas flores.

Fique de olho nos detalhes

Os detalhes de uma decoração de Natal podem fazer toda a diferença.

Acessórios como castiçais, pinhas, porta-guardanapos com tema natalino oferecem elegância e também deixam a mesa bem mais descontraída, principalmente se tiver crianças na família.

Fique de olho na altura dos objetos que colocar sobre a mesa, se forem muito altos podem atrapalhar a conversa e também na hora de servir os pratos.

Se for utilizar velas, evite as velas aromáticas. O cheiro pode atrapalhar os convidados na hora da refeição.

Qual toalha usar? E o aparelho de jantar?

A toalha pode ser uma toalha que você já possua, com as cores do Natal, pode trazer estampas natalinas ou serem de uma cor lisa. A escolha uma toalha vai ditar o estilo da decoração. Para uma toalha estampada, você deve optar por um aparelho de jantar mais simples, para que combinem entre si e não deixem o visual muito poluído.

Se escolher uma toalha lisa, pode optar por uma passadeira xadrez ou de outra cor também lisa.

Mesa cascata em madeira rustica maciça

A louça também deve combinar com o restante da decoração da mesa de Natal. Um jogo de jantar branco é sempre uma boa pedida para essa mesa e permite ousar um pouco mais no resto da decoração.

Taças e talheres dourados podem dar um ar de elegância ainda maior a sua mesa de Natal!

Use e abuse da sua criatividade

Não se preocupe em comprar tudo de novo, reutilizar peças que você já tem e usou em outros anos é recomendado e faz bem ao bolso.

Aproveite também material que você já tem em casa, como fitas douradas para enfeitar castiçais com laços, bolas de natal para compor o arranjo da mesa e de toda a casa.

Se tiver objetos como um Papai Noel, renas e anjinhos, pode também incluí-los na decoração, eles dão um ar mais leve e divertido.


Mesa Rustica