Novembro 20, 2019

Aspectos naturais da madeira (nós, veios e fissuras)

Estamos sempre falando aqui no blog da versatilidade e da durabilidade dos móveis e dos objetos em madeira, no entanto, quando falamos em algo feito com madeira, algumas pessoas desconhecem a grande variedade existente e a quantidade de tipos de madeira que existem por aí.

A madeira é um material proveniente da natureza e muito utilizado na decoração de uma casa, de um ambiente específico e no momento da construção. Também já mencionamos aqui a diversidade existente, as peças se diferenciam através das cores, dos nós e dos desenhos de cada tipo de tronco.

Você sabe o por quê de tantas diferenças entre peças de madeira?

Mesa rustica Pequiá

A madeira é um material natural, extraído a partir do tronco das árvores. As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo.

Mesa tora rustica maciça

Esse tronco é produzido pelo tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica, quanto mais alta e robusta for a árvore, mais largo e resistente será o tronco, para que ele mantenha a árvore de pé. Além da tarefa de sustentar a árvore, é pelo tronco que chegam e circulam tanto água quanto nutrientes extraídos pelas raízes até as folhas, flores e frutos. Já pode imaginar que em alguns casos esse percurso pode ser beeem grande!

Esses veios para condução de nutrientes não são idênticos e variam de planta para planta, só com essa informação você já pode imaginar a diferença entre a textura e os “desenhos” que cada peça de madeira carrega.

O que são os nós encontrados na madeira?

Os nós encontrados na madeira, também conhecidos como nódulos, são consequência do crescimento natural da planta. São como a cicatriz de galhos antigos. Essa parte do tronco é muito difícil de ser cortado pois são mais duros e mais densos. No entanto, esses nós não afetam a rigidez da madeira estrutural.

Os nós podem causar buracos nos troncos da madeira e isso, muitas vezes, é visto como um ponto positivo. Eles costumam ser explorados  frequentemente para garantir um efeito visual único a uma peça feita desse tronco. Em alguns casos, os nós aumentam o apelo estético das tábuas que são salvas dessas árvores.

Como tirar proveito desses aspectos naturais da madeira

Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, a madeira é frequentemente utilizada tanto para fins estruturais e de sustentação de construções como também para mobiliário e peças de decoração. Tem uma durabilidade grande e é muito popular para deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Mesa rustica Pequiá madeira maciça

A diferença entre os diversos tipos de troncos de árvores, cria ainda mais possibilidades para serem explorados na decoração de um espaço.

O mesmo tipo de móvel pode ser feito em dois tipos diferentes de madeira e vão ganhar ares muito distintos por conta da cor da madeira escolhida ou da textura que ela apresenta.

Peças com mais estilo e de design podem ainda fazer uso das falhas em um tábua de madeira. É muito comum encontrar no mercado, artistas trabalhando com peças de madeira irregulares e criando peças ainda mais exclusivas!


Mesa Rustica