Fevereiro 28, 2019

Aparador rústico e bancada de madeira maciça: uma tendência que chegou carregada

Existe algo no estilo rústico que nos atrai. Seja porque sua aparência reproduz um intervalo na concretude imediata das cidades, ou porque quase conseguimos sentir um cheirinho de nostalgia no ar, o fato é que estar rodeado por elementos que remontam à vida no campo parece mesmo ser sinônimo imediato de conforto e calmaria.

 

Associada a isso, a escolha dos móveis que compõem este estilo também carrega consigo a responsabilidade de mantê-lo e, para tanto, deve estar alinhada a essa sensação de bem-estar para que consiga nos atrair da mesma forma. Assim, não podemos esquecer de incluir no mobiliário a presença de um aparador ou uma bancada de madeira. Isso porque estes móveis, por si mesmos, já nos remetem ao passado, tal qual as casas de campo que emprestam suas características mais específicas para o estilo rústico que queremos lembrar.

 

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado

            É verdade que os aparadores, hoje, figuram em outros espaços para além das salas de jantar. É verdade também que eles não nos servem mais apenas como um móvel para armazenar pratos e talheres extras, ou como uma superfície adicional para dar auxílio ao que não pode ser colocado à mesa (não à toa, os aparadores receberem o nome de buffet).

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado

Contudo, a versatilidade que adquiriu este móvel ao longo do tempo, fez dele peça fundamental na decoração de qualquer residência e um aparador rústico, ou uma bancada de madeira maciça, tornou-se item essencial para quem deseja ambientar seu cantinho com ares mais bucólicos, sem perder a elegância. 

 

            Os aparadores podem ser colocados no hall de entrada de uma casa ou apartamento e, combinados com a decoração rústica, fazem com que as pessoas que chegam de imediato sintam em nosso lar um refúgio em meio ao caos urbano. Para compor a décor, vale apostar em plantas e folhagens que, aliás, desde o ano passado têm feito a cabeça de muitos arquitetos e designers.

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado

Elas podem vir em vasos de cerâmica coloridos, para contrastar com a opacidade da madeira maciça, ou mesmo em latas de ferro envelhecido, que com certeza darão para a sua chegada em casa a atmosfera que deseja.

            E se a sensação que estamos procurando é de aconchego, será preciso uma atenção especial à luminosidade do cômodo, não é mesmo? Nesse caso, o auxílio de velas na hora de adornar o aparador rústico parece ser uma escolha certeira. As velas, assim como os aparadores, podem ser encontradas nos mais variados formatos e estilos e, portanto, escolher as que mais combinem com os seus propósitos vai depender de como você gostaria de vê-las dispostas.

 

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado 2

 

Uma opção clássica, mais em conta e que muito combina com aparadores ou bancadas de madeira são os suportes em vidro. Copos pouco usados, taças viradas de cabeça para baixo, frascos de conserva... talvez o que você procura esteja a somente alguns passos de distância. Agrupar diferentes formatos também ajuda a valorizar o estilo que você deseja e, sem dúvidas, dá um toque de originalidade ao espaço. Não esquecendo dos elementos no entorno, uma boa pedida para combinar com bancadas de madeira maciça são os tapetes de fibras naturais, como a lã ou o sisal, que garantem um charme a mais no cômodo. Dispor uma composição de quadros ou um espelho logo acima do móvel também ajuda a valorizá-lo e imprime personalidade à sala como um todo.

            A questão é que os aparadores rústicos e as bancadas de madeira maciça não se tornaram tendência por acaso. Sua durabilidade associada à distinção própria da madeira fez com que se tornassem objeto de desejo para muita gente. Inclusive para nós.

Aparador rústico e bancada de madeira maciça Madeirado sala


Mesa Rustica