Ao comprar uma nova mesa de jantar, você terá que escolher um formato – e, sem dúvidas, as mesas redondas e as mesas retangulares são as opções mais populares.
Escolher o formato certo para a sua sala de jantar garante que sua nova mesa ocupe o mínimo de espaço possível e, ao mesmo tempo, sem comprometer seu conforto, satisfaça suas necessidades. Contudo, mesas redondas e retangulares têm vantagens diferentes.
Dito isso, continue lendo para ter certeza de escolher a melhor opção para sua casa.
A primeira coisa a considerar na hora de escolher uma mesa de jantar redonda ou retangular é o espaço que você tem disponível; as formas se adequam a espaços de diferentes tamanhos de formas distintas.
Se você tem uma casa ou sala de jantar pequena, lembre-se de que, no geral, as mesas redondas ocupam menos espaço do que outros formatos. Elas possuem uma área de superfície menor do que suas contrapartes retangulares. Portanto, as mesas circulares cabem em espaços mais apertados com muito mais facilidade.
Se você está preocupado com o espaço, pode ser uma escolha melhor optar por uma mesa circular que não faça sua sala de jantar parecer lotada ou seus convidados se sentirem claustrofóbicos!
A aparência é uma alta prioridade para quem procura um novo item de mobiliário, especialmente, algo tão central para a vida doméstica como uma mesa de jantar. É essencial que sua mesa fique ótima em seu espaço, pois geralmente é ela o ponto focal do ambiente.
Não existe uma regra prática quando se trata de qual é a mesa ideal para qualquer sala de jantar, redonda ou retangular. Muitas vezes, tudo se resume à preferência pessoal e à maneira como o resto do ambiente está configurado.
Enquanto as mesas redondas exigem assentos individuais, as mesas de jantar retangulares oferecem a opção de bancos.
Os bancos podem não ser ideais para todas as situações (seu avô pode precisar de suporte extra para as costas, certo?) mas, no geral, vale a pena considerar, pois têm vários benefícios em relação às cadeiras.
Os bancos são, geralmente, mais eficientes em termos de espaço. Embora as cadeiras possam ser colocadas debaixo da mesa, uma parte da cadeira sempre será deixada de fora. Por outro lado, um banco pode ser guardado para que fique totalmente fora do caminho.
Por fim, os bancos podem ser incrivelmente úteis se você tiver filhos que costumam convidar amigos. É fácil espremer mais pessoas em um banco (especialmente crianças) sem ter que realocar cadeiras sobressalentes de outros cômodos da casa.