Manejo sustentável e Madeira de reaproveitamento. Qual a diferença? - Madeirado - Mesa de Madeira Rustica
junho 16, 2021

Manejo sustentável e Madeira de reaproveitamento. Qual a diferença?

Manejo sustentável e Madeira de reaproveitamento. Qual a diferença?

A preservação do meio ambiente é um assunto que está cada vez mais em alta. Muitas ações vem sendo feitas para combater o desmatamento e promover a preservação ambiental. E sobre duas dessas ações nós iremos falar aqui e nesse artigo.
O Manejo sustentável e a madeira de reaproveitamento são coisas bastante diferentes uma da outra, mas com o mesmo objetivo de preservação ambiental.
Como isso vem causando alguma confusão entre nossos leitores, vamos esclarecer hoje com esse artigo o que quer dizer cada uma dessas duas coisas.
Vamos começar então entendendo o que é cada uma delas.

O que é o manejo sustentável

O manejo sustentável prevê o uso racional dos recursos naturais, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. Ele pode ser utilizado tanto em áreas florestais  - para preservar o desmatamento desnecessário, quanto em outros tipos de ecossistemas como a caatinga e o cerrado.
Fazer o manejo dos recursos naturais de forma sustentável quer dizer buscar formas balanceadas de utilizá-los. Formas que ao mesmo tempo, beneficiam a sua preservação e permitam, também, a sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas onde estão inseridos, incluindo da comunidade local que, no geral, depende desse recurso para sobreviver.



O que quer dizer madeira de reaproveitamento?

Acho que aqui o próprio nome diz, reaproveitar é aproveitar outra vez. A madeira é um material super resistente e por isso pode ser reaproveitada, mais de uma vez inclusive.
Se pensarmos que uma reforma não precisa ser sinônimos de descarte de materiais já damos um bom passo para reduzir o nosso orçamento e, em alguns casos, contribuir para a preservação do meio ambiente.
Muitas coisas podem ser reutilizadas no momento de uma reforma e agregadas à decoração do ambiente. A madeira é certamente uma dessas coisas.
A madeira pode ser reutilizada de diversas maneiras, ou na própria obra, se estiver em boas condições ou assumir novas formas e cores.
A versatilidade da madeira permite que uma viga de madeira extraída de uma reforma seja transformada em um móvel de madeira de demolição ou em peças de decoração.
Não só isso, móveis de madeira antigos podem ser reformados e ganhar uma nova cor ou uma nova função. Atitudes que podem parecer pequenas no primeiro momento, ajudam em muito a preservar o nosso meio ambiente e são um novo passo à caminho da sustentabilidade.

Qual a diferença entre manejo sustentável e madeira reutilizada?

Acho que já deu pra perceber qual a diferença dessas duas coisas, certo?
Resumindo, as duas coisas visam preservar o nosso meio ambiente. O manejo sustentável é uma ação maior, que envolve o meio ambiente, um ecossistema e as comunidades locais.
A reutilização da madeira e de outros materiais, ajuda no percurso da sustentabilidade e na redução do desmatamento e da produção de lixo desnecessário.
Essas ações, juntos com muitas outras - como separar o lixo reciclável, por exemplo - são o caminho para o futuro. Pequenas ações juntas geram o efeito positivo enorme no que diz respeito a preservação do meio ambiente.
É importante que cada um faça a sua parte para garantirmos um mundo melhor para as próximas gerações


Mesa Rustica