Para aqueles que desejam levar um estilo de vida mais ecologicamente correto, uma das coisas mais difíceis de mudar é o processo de compra de móveis. Grandes cadeias de lojas, geralmente, têm um impacto ambiental considerável graças aos seus processos de fabricação.
Contudo, a maioria dos fornecedores está tentando se mover na direção certa fazendo pequenas mudanças sempre que possível para tornar tudo mais ecologicamente correto.
Não é fácil adquirir móveis sustentáveis, mas também não é impossível. Neste guia, abordaremos exatamente o que observar e como fazer escolhas sustentáveis quando se trata de comprar novos móveis.
Os móveis sustentáveis têm tudo a ver com qual material está sendo usado, como as peças são fabricadas e como são transportadas e entregues.
Quando algo é sustentável, normalmente significa que os materiais foram reciclados anteriormente e receberam uma nova vida, ou foi produzido com materiais que são renováveis e podem ser regenerados facilmente.
Isso também significa que o processo de fabricação é o mais ecológico possível e não produz uma alta emissão de carbono. Comprar localmente também é muito mais sustentável para diminuir a necessidade de importar de outros países.
A madeira é um dos materiais mais sustentáveis para usar em móveis e é uma escolha popular entre os entusiastas do estilo de vida ecologicamente correto.
A grande maioria da madeira usada para fazer móveis no mundo vem de florestas que crescem em uma velocidade maior do que a qual são consumidas, além disso nem todo os tipos de madeiras são permitidos para uso comercial.
Outros benefícios de usar a madeira como uma escolha de mobiliário sustentável incluem:
Antes de ir às lojas procurar móveis sustentáveis para sua casa, primeiro verifique com seus amigos e familiares se há algo que eles desejam vender ou se livrar.
Você pode encontrar algo incrível dessa maneira e fará sua parte para ajudar o planeta reutilizando, reciclando e prolongando a vida útil de móveis já existentes.
Se você deseja comprar novos móveis, sugerimos evitar as grandes redes de produção em massa e fazer compras com empresas independentes, pois elas são muito mais propensas a serem ecologicamente corretas.
Não tenha medo de fazer perguntas ao lojista como se eles são certificados, quais materiais e acabamentos são usados e como eles produzem os móveis que vendem, para garantir que você obtenha algo o mais sustentável possível.