Uma mesa com tampo de vidro é uma boa escolha para a sua sala de jantar, pois torna o ambiente maior e mais claro, deixa a limpeza mais simples e permite o uso de uma base de madeira, o que possibilita praticidade sem perder a elegância e classe.
Além disso, também é fácil substituir a tampa de vidro se ela quebrar ou ficar riscada. Então, como você escolhe um tampo de mesa de vidro para sua área de jantar? Bem, para isso, você deve considerar os seguintes fatores:
O tamanho e o peso devem estar de acordo com o tamanho e o peso da base da mesa. Por exemplo, se o peso do tampo de vidro for maior do que o da base, é provável que seja menos flexível ou não seja facilmente transportado com a base.
Da mesma forma, o tamanho não deve ser muito maior do que a base; caso contrário, pode parecer estranho ou você pode tropeçar. O tamanho do tampo da mesa também afeta diretamente o número de assentos.
A relação é diretamente proporcional. O tamanho varia para uma mesa de 4 lugares, uma mesa de 6 lugares e uma mesa de 10 lugares. Portanto, você também deve considerar o número de assentos.
A forma do tampo de uma mesa de vidro é um fator importante a se considerar. Você deve escolher a forma que melhor se adapta à base ou pernas.
Os tampos de mesa de vidro estão disponíveis em formato quadrado, retângulo, redondo, oval, oval de pista de corrida e até mesmo hexágono.
Compartilhando muitas semelhanças, as formas quadradas e retangulares parecem ser populares. O oval ou retangular é ideal para ter muitos lugares sentados na sala de jantar.
A forma oval ou redonda é escolhida para criar mais espaço, fornecer uma aparência atraente e garantir fácil movimentação. Uma forma redonda ou quadrada é ideal para acomodar um pequeno grupo que pode interagir melhor durante o jantar.
Um formato redondo é escolhido principalmente por aqueles que desejam usá-lo para festas ou encontros divertidos. Você pode até escolher um vidro cortado personalizado para obter a tampa de vidro de acordo com seu formato e tamanho desejados.
Resumindo, o formato do tampo de uma mesa de vidro não deve ser apenas sobre a aparência, mas também sobre o melhor ajuste. A forma é geralmente determinada pela forma da mesa, base sob o vidro, número de lugares e/ou o layout da sala de jantar.
O tampo de vidro da sua mesa de jantar deve ser tal que introduza uma elegância atraente em sua base. Para isso, você precisa considerar sua espessura, polimento e cor além da forma.
Um vidro mais fino é conhecido por dar uma aparência mais delicada e sofisticada, enquanto um mais grosso é admirado por sua durabilidade e uso pesado.
No caso de uma base de madeira, um tampo de vidro transparente com espessura menor de 6 ou 8mm de preferência temperado é bom em comparação com um tampo com estrutura de metal ou madeira.
Esse vidro deve ter espessura de 12mm e de preferência temperado para ter uma mesa mais resistente, principalmente se você tem filhos em casa.
O cinza/bronze do vidro transparente pode ser considerado para o vidro de mesa fixado na base da moldura, considerando a cor e a textura da base. Caso contrário, um tampo de vidro mais espesso é preferível. No que diz respeito à cor, prefere-se sempre uma opção calma.
Resumindo, a cor, o acabamento e a espessura devem atender às suas necessidades e estar de acordo com a decoração da sala de jantar.